Um dos momentos mais aguardados pelos atletas chegou, o “off season”, o chamado período de descanso. Isso porque, depois de uma longa temporada, o corpo e a mente precisam de uma pausa. Mas afinal, você sabe o que é e para que serve o “off season”?

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

É comum que durante o ano os atletas, amadores e profissionais, tenham uma rotina regrada, com volume grande de treinos e com isso, pressão. E o ‘’Off Season’’ é o momento de diminuir as cargas e respirar um pouco sem a pressão das competições.

Para explicar melhor como ter esse período de descanso, conversamos com o educador físico Guto Fernandes, triatleta amador e treinador de triatlo e corrida.

Continua depois da publicidade

Quando se deve fazer o off season?

Deve ser feito ao final de uma temporada, normalmente no final do ano em um período de transição de uma temporada para outra. Ele se inicia depois de uma prova com grande significado para o atleta.

Qual a importância de ter esse período?

É importante para os atletas, perder um pouco de forma, descansar e dar tempo de qualidade para todos os nossos sistemas se restabelecerem. A recuperação mental também tem grande importância. É hora de deixar de lado os treinos e pensar em outras coisas. Então, se temos a vontade de construir um edifício mais alto, temos que fortalecer a base, assim, temos que ‘’derrubar’’ alguns níveis que já estão saturados para fortalecer eles.

O que se recomenda fazer nesse período?

Tudo, menos seguir uma planilha de treinos. Fazer atividades que você sente falta quando está na rotina da temporada. O legal é termos uma ou duas semanas de treinos bem básicos e duas semanas de praticamente off total. E se for fazer atividades, faça sem planejamento, corra, pedale, nade em lugares diferentes, convide amigos e faça atividades em grupos.

Então, se você já está no seu ‘’off season’’ de treinos, aproveite. Descansar faz parte de uma boa pré-temporada, não se cobre em ter dias sem treinos ou por treinar outras modalidades, isso tudo vai fazer com que o seu próximo ano seja ainda melhor. Porque às vezes, tudo o que a gente precisa é de uma pausa!

Continua depois da publicidade

Joinville vence o Sesi em jogo de mais de 3 horas na Superliga Masculina de Vôlei

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total