O jogador Luighi, do Palmeiras, sofreu ofensas racistas durante o jogo contra o Cerro Porteño, em partida pela Libertadores sub-20, nesta quinta-feira (6), no Paraguai. O time brasileiro venceu a partida por 3 a 0. Um torcedor do time paraguaio imitou um macaco em direção ao atacante de 18 anos.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Luighi chegou a chorar no banco de reservas e depois se revoltou durante a entrevista pós jogo, questionando o repórter. O Palmeiras divulgou nota oficial apoiando Luighi e afirmou que vai até as “últimas instâncias” para que os responsáveis pelo ato sejam punidos.

– Não, não. É sério isso? Vocês não vão me perguntar sobre o ato de racismo que ocorreu hoje comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso? Me fala, até quando? O que fizeram comigo é crime, não vai perguntar sobre isso? – revoltou-se Luighi.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O jogador também sofreu cusparadas quando se dirigia para o banco de reservas. Durante o desabafo, ele ainda questionou se as entidades maiores do futebol, como Conmebol ou CBF vão se posicionar sobre o caso e tomar alguma atitude.

– Vai me perguntar sobre o jogo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Ou a CBF, sei lá. Você não ia perguntar sobre isso né? Não ia. É um crime o que ocorreu hoje. Isso aqui é formação, estamos aqui para aprender – disse Luighi.

Veja a nota do Palmeiras na íntegra

É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos.

Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes!

As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!

Além da nota oficial, os jogadores do elenco profissional do Palmeiras, como Weverton e Marcos Rocha, também se manifestaram e prestaram apoio ao jogador, que faz parte do grupo profissional e foi “emprestado” para a Libertadores Sub-20.

Continua depois da publicidade

Confira a manifestação da Conmebol

Em comunicado oficial, a Conmebol afirmou que implementará “medidas disciplinares apropriadas” e está avaliando outras ações em consulta com especialistas para combater a discriminação em suas competições. 

A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.

Leia também

Palmeiras no Brasileirão 2025: Confira os jogos de cada rodada