A última oportunidade de inclusão de Centros de Treinamentos de Seleções (CTSs) no catálogo da Fifa terminou junto com o mês de maio e Santa Catarina manteve as cinco já definidas: Costão do Santinho, Jurerê Internacional, Avaí e Sofitel, Figueirense e Majestic, e Arena Joinville com Hotel Bourbon. Os dois projetos do Norte de Florianópolis atendem aos desejos das seleções que priorizam campos de futebol próximos ao hotel. Balneário Camboriú também esteve perto de incluir um CTS, mas faltou um campo de treinamento para fechar o projeto. Chapecó encaminhou inscrição e agora terá o pedido submetido à avaliação da Fifa para ser confirmada como uma opção oficial.
Continua depois da publicidade
Costão do Santinho
O Costão do Santinho (acima) já iniciou as obras do campo oficial que servirá para os trabalhos da Seleção que deve se hospedar no local. O atual campo do hotel, com a metade do tamanho do oficial, passa por reformas e também poderá ser usado para treinamentos. Além de oferecer campo e hotel juntos, o empreendimento aposta as fichas nos espaços para atendimento a imprensa e torcedores _ pontos que teriam agradado à seleção alemã. As obras do campo devem ser concluídas em dezembro, exceto pela iluminação, que será instalada em janeiro de 2014. A diretoria comercial do Costão do Santinho acredita que definições só devem ocorrer após visitas das comissões técnicas para avaliações dos gramados e toda a estrutura voltada para os treinos. Após a Copa das Confederações, as visitas devem ser mais frequentes, até a oficialização nos meses de dezembro e janeiro.
Jurerê Internacional
Continua depois da publicidade
O hotel no requintado bairro de Jurerê Internacional tem projeto para construir dois campos de treinamento (um deles oficial) no Jurerê Sport Center _ a cinco minutos do hotel _ e assim atender à primeira preocupação das seleções: campos de futebol e local de descanso próximos. Dessa forma, se consolida como outra grande opção ofertada por Santa Catarina junto com o Costão do Santinho. A conclusão do Centro de Treinamentos está prevista para dezembro, mas o início das obras do campo oficial ainda depende da liberação de licença ambiental.

Avaí e Hotel Sofitel
O clube avaiano e o Hotel Sofitel, no Centro de Florianópolis, também estão na lista oficial de Centros de Treinamentos. A parceria pode enfrentar dificuldades porque os campos não ficam junto ao local de descanso. Porém, o Avaí tem como diferencial a oferta de até três campos oficiais, além das quadras cobertas de gramado sintético. O amistoso com a seleção universitária da Alemanha, no último sábado, pode aproximar a federação alemã do projeto.

Figueirense e Majestic
A parceria do clube Figueirense com o Hotel Majestic envolve as dependências do Estádio Orlando Scarpelli e o hotel localizado na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O projeto atende às requisições da Fifa, mas não uma das prioridades das seleções: a de contar com campos e hotel próximos. Assim como a parceria de Avaí e Joinville, aguarda visitas oficiais.
Continua depois da publicidade

Arena Joinville e Hotel Bourbon
Enfrenta os mesmos problemas das parcerias dos outros clubes de Santa Catarina: hotel e campo não estão no mesmo local. Mas a parceria aposta na proximidade de 100 quilômetros de Curitiba _ cidade-sede _ para conquistar alguma seleção. O proposta inclui o Hotel Bourbon, no centro de Joinville, e a Arena Joinville, estádio do Joinville Esporte Clube.

Chapecó (em avaliação)
O município do Oeste do Estado também tenta ser incluído como CTS da Copa do Mundo, porém o projeto ainda será avaliado pela Fifa para então ser confirmado no catálogo oficial da entidade. A Arena Condá será o campo de treinamento e o Hotel Mogano a base para hospedagem e descanso da delegação.
