nsc
    dc

    Vilão?

    Panetone é bastante calórico e consumo exagerado pode fazer mal para a saúde

    Uma fatia de panetone (80 gramas) pode ter mais de 300 calorias

    19/12/2016 - 17h43

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Entre as muitas iguarias natalinas, o panetone (ou o chocotone) é uma das mais consumidas nesta época do ano. Calórico, além de estar associado ao ganho de peso, contém ingredientes que são prejudiciais à saúde.

    De acordo com a nutricionista Andressa Roehrig Volpe, assim como a maioria dos bolos, ele leva ingredientes que não podem ser considerados exatamente saudáveis, como as frutas secas, da versão tradicional, ou o chocolate, o brigadeiro e o doce de leite, usados em receitas adaptadas.

    — Se sozinhos esses ingredientes já não fazem bem à saúde, quando somados são ainda mais perigosos, principalmente se falamos em ganho de peso – diz.

    Além disso, por conta do açúcar refinado e da farinha branca, seu consumo aumenta a liberação de insulina na circulação, podendo levar ao desenvolvimento do diabetes. Os níveis de gordura também são elevados, já que são usadas para dar sabor ao alimento.Uma fatia de panetone (80 gramas) pode ter mais de 300 calorias. O limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um lanche na dieta de um adulto sem restrições alimentares (2 mil calorias).

    Segundo Andressa, o ideal é consumir a menor quantidade de panetone diariamente.

    — Não precisamos nos privar do consumo, só lembrar de fazê-lo com moderação. Atualmente existem panetones saudáveis, com ingredientes mais nutritivos e menos gordura, mas que também não devem ser consumidos em excesso — diz a também nutricionista Michelle Reichmann.

    Leia também:

    Confira a programação de Natal nas cidades catarinenses

    10 presentes criativos para comprar de produtores catarinenses

    Moda, gastronomia, musa, festas e lugares: 17 dicas para o verão 2017

    Você conhece as 12 regiões turísticas de Santa Catarina? Saiba quais são elas na reportagem especial do DC

    Anac recomenda chegar mais cedo aos aeroportos na alta temporada

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas