Assim que saiu o resultado, o prefeito João Paulo Kleinübing (PSD) ligou para Napoleão Bernardes (PSDB) e o parabenizou pela vitória. Kleinübing também disse que estaria à disposição para fazer uma transição tranquila. Nas últimas três pesquisas do Ibope, o governo Kleinübing teve mais de 70% de aprovação. O que o atual prefeito tinha de avaliação positiva foi inversamente proporcional ao que Jean Kuhlmann conquistou domingo nas urnas.

Continua depois da publicidade

_ Não sou especialista para responder. Mas o que ficou claro é que houve um desejo do não retorno do PT e de continuar com esta forma de gerir a prefeitura. Transferência de voto não é automática, o governo colocou seus dois candidatos e o que nós fizemos nesses oito anos foi muito bom. Escolheu-se o Napoleão. Agora é levar adiante, tem muito ainda para ser feito. Termina uma fase, começa outra _ avaliou.

Presidente do diretório municipal do PSD e coordenador da campanha de Jean no segundo turno, Nelson Santiago também não tinha respostas para o resultado de domingo ou sobre como converter a aprovação do governo Kleinübing em votos para Jean.

_ Se a gente soubesse isso há alguns meses teria feito uma campanha diferente e com um resultado diferente. Acho que as pessoas aprovam o governo, mas obviamente veem alguns problemas, falhas nele, o que é comum. E aí querem eventualmente uma mudança, que não seja radical. E o Napoleão soube encarnar isso: mudança, sem radicalizar_ analisa.

Continua depois da publicidade

O PSD conseguiu eleger quatro dos 15 vereadores e constitui a maior bancada da Câmara. Santiago pretende reuni-los ainda nesta semana, com Kleinübing e Jean para definir a postura do partido e a posição diante do novo governo municipal.