Pela primeira vez na história, o município de Blumenau vai decidir a escolha do prefeito no segundo turno. Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) voltam a se enfrentar dia 28 de outubro. Com 99,34% das urnas apuradas, Napoleão aparece com 38,69%, Jean com 30,77% e Ana Paula Lima (PT) com 29%, seguida de Osni Wagner (PSOL) com 1,53%.

Continua depois da publicidade

Conheça os candidatos

Quem é Napoleão Bernardes (PSDB)

Foto: Gilmar de Souza / Agência RBS

Continua depois da publicidade

Napoleão Bernardes (PSDB) Napoleão Bernardes Neto nasceu em Blumenau. Aos 16 anos se filiou ao PSDB e, no ano seguinte, foi presidente da Juventude do partido. Em 2000, concorreu a vereador e fez 760 votos. Em 2004, tornou-se o primeiro suplente de vereador do PSDB, com 1.680 votos. Assumiu uma vaga na Câmara por um mês em 2007. Em 2008, foi eleito vereador com a segunda maior votação daquele ano: 6.352 votos. Em 2010, assumiu o desafio de se candidatar a deputado federal, quando recebeu 55.817 votos, 41.432 só em Blumenau.

A alta votação o credenciou, dentro do partido, a concorrer a prefeito. Além da trajetória política, Napoleão se formou em Direito pela Furb, onde passou em primeiro lugar no concurso para professor universitário. Também é especialista em Ciências Criminais e Mestre em Ciência Jurídica. Além de vereador e professor do curso de Direito, trabalhou como comunicador na Rádio Nereu Ramos, TV Galega, TV Legislativa e Rádio Clube Blumenau. Napoleão tem 30 anos e é solteiro.

Quem é Jean Kuhlmann (PSD)

Foto: Artur Moser / Agência RBS

A trajetória política de Jean Jackson Kuhlmann começou em 2000, quando decidiu concorrer pela primeira vez a vereador de Blumenau. Foi eleito com 3.242 votos e em 2004, com 7.984 votos, conquistou a maior votação da história da cidade. Em 2006, elegeu-se deputado estadual com 38 mil votos. Em fevereiro de 2007, assumiu a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável a convite do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Ficou no cargo até dezembro do mesmo ano. Em 2010, foi novamente eleito deputado, com quase 60 mil votos e agora está licenciado do cargo para dedicar-se à campanha.

Continua depois da publicidade

Formado em Administração pela Furb, deu os primeiros passos na política estudantil como integrante do Diretório de Administração. Concluiu a pós-graduação em Administração Pública e representou o Brasil em um seminário de Gestão Pública, na Alemanha. Também foi presidente da Associação de Moradores da Rua 1º de Janeiro. Jean tem 37 anos, nasceu em Blumenau, filho de Félix e Ingeborg Kuhlmann. Ainda na graduação conheceu Miriam Haertel, com quem é casado. É o candidato apoiado pelo atual prefeito João Paulo Kleinübing (PSD).