O 34º Campeonato Mundial de Pesca Subaquática, reconhecido como um dos mais importantes do planeta, traz atletas de 21 países até São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. A competição acontece entre 27 e 29 de novembro com expectativa de receber até cinco mil visitantes por dia.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, mais de 200 atletas desembarcam na Praia do Paulas. A pesca subaquática, praticada em apneia, é reconhecida pela seletividade e sustentabilidade, permitindo apenas a captura de espécies autorizadas e dentro dos padrões regulamentados.
Veja fotos
A base do campeonato será o Hotel Marina Villa Real, que possui uma marina certificada com o selo ambiental Bandeira Azul, padrão internacional de qualidade. Todo o pescado será doado a famílias em situação de vulnerabilidade social do município, de acordo com a prefeitura.
Campeonato movimenta cidade mais antiga de SC
Com expectativa de receber entre 2 e 5 mil visitantes por dia, o mundial deve movimentar o turismo esportivo e náutico, além de aquecer a economia local.
A competição recebe pescadores de países como Itália, França, Espanha, Grécia, Portugal, Croácia, Noruega, Turquia, Tunísia, Argélia, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, entre outros. Cerca de 530 integrantes entre atletas, reservas, dirigentes, técnicos e equipes de apoio são esperados na cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Turismo, Rangel Alexandre Friolin, a escolha do município reforça as condições naturais ideais para mergulho, navegação e esportes oceânicos.
— O Mundial de Pesca Subaquática será não apenas uma competição, mas uma vitrine global do potencial turístico, econômico e ambiental de São Francisco do Sul — destaca.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS), com reconhecimento da Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS), e conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Conforme a prefeitura de São Francisco do Su, o setor da pesca subaquática movimenta globalmente mais de US$ 15 bilhões por ano, com projeção de chegar a US$ 23 bilhões até 2032, envolvendo indústrias de equipamentos, turismo subaquático, cursos e eventos especializados.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Leandro Ferreira









