Ao lado de Gabriel Bortoleto, o piloto Alexandre Bastos, natural de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, foi premiado no Capacete de Ouro 2025 na última terça-feira (4). O evento é a mais tradicional premiação do automobilismo nacional, considerado o “Oscar” do esporte no país. O catarinense levou a melhor na categoria “Turismo Nacional”.
Continua depois da publicidade
Os vencedores de cada modalidade foram anunciados na semana do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1, que acontece desde sexta (7) até o domingo (9), no autódromo de Interlagos. Entre eles está Bastos, que corre pela Turismo Nacional, competição de automobilismo no Brasil com carros de turismo modificados.
Veja fotos do piloto de São Bento do Sul no prêmio
Nas redes sociais, o piloto catarinense compartilhou fotos ao lado de grandes nomes do esporte, como Gabriel Bortoleto, da equipe Sauber de Fórmula 1, que estreou este ano na maior categoria do automobilismo mundial e já soma pontos como representante do Brasil.
“Pouco pra falar e muito pra agradecer. Agradecer principalmente a Deus, que vem se mostrando cada vez mais presente na minha vida, a minha família, amigos, equipe Roger Racing e a todos que estão fazendo parte do nosso ano! Sem vocês, nada disso estaria acontecendo, então muito obrigado!”, escreveu o são-bentense Alexandre Bastos.
Sobre o prêmio
Criado em 1997 pela revista Racing, sob o comando de Isabel Reis, Venício Zambeli e Thomas Bento, o Capacete de Ouro é a mais tradicional premiação do automobilismo nacional. O prêmio é resultado da votação de um júri especializado, formado por mais de 60 profissionais do setor.
Continua depois da publicidade
O propósito da premiação é valorizar o automobilismo brasileiro, reconhecendo talentos e iniciativas com a credibilidade e a isenção editorial que marcaram sua história.
Outros premiados pelo “Oscar do automobilismo nacional”
Gabriel Bortoleto marcou presença no evento para receber o troféu em reconhecimento à sua excelente temporada de estreia na modalidade. Na categoria Top, o vencedor foi Eduardo Barrichello. Como estava competindo no WEC, ele foi representado pelo pai, Rubens Barrichello, que também subiu ao palco para receber seu próprio Capacete de Ouro na categoria Nascar Brasil. A celebração em família continuou com Felipe Bartz, sobrinho de Rubinho, premiado na categoria Stock Light.
Na categoria TCR, o vencedor foi Nelsinho Piquet, ex-piloto de Fórmula 1. Lucas Moraes, recém-coroado campeão mundial do Rally-Raid W2RC 2025, também marcou presença para receber seu troféu na categoria Off-Road. Já Rafael Câmara, campeão da FIA Fórmula 3 2025, foi o destaque na categoria Internacional, mas receberá seu troféu durante do Grande Prêmio São Paulo de Formula 1.
Atual líder da temporada da Copa Truck, Felipe Giaffone conquistou seu nono Capacete de Ouro. André Bragantini Jr. foi o mais votado na Copa Hyundai HB20. Heitor Dall Agnol venceu na Fórmula 4, e na categoria Rally, a dupla Juliano e Rafael Sartori levou o troféu para casa.
Continua depois da publicidade
Marçal Muller, representado por Dener Pires, da Porsche Cup, conquistou o Capacete de Ouro na categoria Nacional. Já Felipe Fraga foi o vencedor na Stock Car Pro Series, com o troféu recebido por Glauce Marques, gerente de Patrocínios e Eventos da Eurofarma.
O piloto Nicolas Guth foi o vencedor do Kart Revelação e recebeu o troféu das mãos de Gabriel Bortoleto. Na modalidade Kart, o Capacete de Ouro ficou com o 15 vezes campeão Olin Galli, homenageado por Binho Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





