A checa Karolina Pliskova perderá o topo do ranking WTA para a espanhola Garbiñe Muguruza, depois de ser eliminada nas quartas de final do Aberto dos EUA pela americana Coco Vandeweghe em dois sets, parciais de 7/6(4) e 6/3, nesta quarta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Como havia chegado à final da edição de 2016 do Grand Slam nova-iorquino, Pliskova perderá 870 pontos no ranking WTA, o que fará de Muguruza (terceira colocada atualmente) a nova número 1 do mundo.
Leia mais:
Murray desiste de torneios na China e afirma que muito provavelmente encerrará o ano
Continua depois da publicidade
Venus Williams vence e está nas semifinais do Aberto dos EUA
Carreño Busta atropela Schartzmann e está nas semis do Aberto dos EUA
Muguruza, de 23 anos e eliminada nas oitavas de final do US Open pela checa Petra Kvitova, se tornará a 24ª tenista a assumir o topo do ranking, a terceira só nesta temporada, após a alemã Angelique Kerber e a próprio Pliskova.
Já Vandeweghe conquistou com autoridade a classificação à segunda semifinal de Grand Slam da carreira, oito meses depois de chegar ao quadrangular final do Aberto da Austrália.
A californiana, treinada pelo ex-jogador australiano Pat Cash, enfrentará por uma vaga na final a vencedora do confronto entre a compatriota Madison Keys e a estoniana Kaia Kanepi.
Continua depois da publicidade
Na outra semifinal, outras duas americanas tentarão chegar á final, Venus Williams e Sloane Stephens.
Em caso de vitória de Keys sobre Kanepi, nesta quarta-feira à noite, o US Open terá uma semifinal 100% americana pela primeira vez desde 1981.
*AFP