Muitas pessoas ainda mantêm o hábito de ter animais silvestres em casa, e criá-los como animais domésticos, embora a atividade seja proibida por lei.

Continua depois da publicidade

O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizou uma operação para coibir este e outros crimes ambientais na área de proteção ambiental Dona Francisca, nos municípios de Joinville, Garuva e Campo Alegre, e localizou 33 pássaros vivos, de 10 espécies diferentes, mantidos em cativeiro, alguns ameaçados de extinção.

A operação começou sexta-feira e terminou no final da manhã deste sábado. Em cerca de 80% das abordagens, os policiais encontram pessoas que cuidam de um ou dois pássaros em casa por questão cultural, explica o tenente Vitor Hugo da Silva. Para estes, além de sofrer com o resgate do animal, resta a advertência.

Curió resgatado de cativeiro na APA Dona Francisca

Continua depois da publicidade

Os 20% restantes são de pessoas que criam vários exemplares com o objetivo de comercialização. Estes são passíveis de multa para cada animal apreendido, com valores que variam de R$ 500 a R$ 5 mil, se for espécie ameaçada de extinção.

A caça clandestina também fez parte da operação. Cinco pássaros de médio porte abatidos durante a caça foram encontrados com os caçadores, e levados juntos com 43 munições. Uma espingarda calibre 28 foi apreendida durante a ação na APA Dona Francisca.

– A caça clandestina ainda é forte em nossa região. A prática só pode ser realizada em local determinado para isso – explica o tenente.

Continua depois da publicidade

Como a região rural tem sido alvo de muitos furtos, a PM aproveitou para incluir abordagens visando à segurança da população. As barreiras e patrulhas, terminaram com um saldo de aproximadamente 80 veículos e 180 pessoas abordadas.

Materiais apreendidos durante a operação