A ponteira Ana Cristina retorna ao Brasil nesta segunda-feira (14), junto com o médico da delegação, Júlio Nardelli, para realizar uma nova avaliação de lesão. A atleta deixou a quadra durante a vitória contra a França pela Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminina, na madrugada da última quinta-feira (10), com dores no joelho esquerdo.

Continua depois da publicidade

Confira fotos do Brasil na fase classificatória

Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a jogadora sofreu uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo. Ainda sem previsão de retorno à Seleção Brasileira, Ana Cristina continua em tratamento fisioterapêutico. No último sábado (12), a atleta desabafou em suas redes sociais.

Joia do Brasil entra para a história da Liga das Nações de Vôlei

— Nem tudo acontece na hora e da forma como a gente planeja e quer. Uma lição que todos nós atletas (ou não atletas) precisamos aprender! Tenho aprendido! No jogo contra a França, senti meu joelho. É um banho de água fria em todo o nosso planejamento — escreveu.

Como aconteceu a lesão na VNL feminina

Ao descer de uma tentativa de bloqueio, no início do segundo set contra a França, Ana Cristina apoiou a perna direita no chão, mas sentiu o joelho esquerdo. A jogadora foi atendida ainda em quadra e, sem conseguir caminhar, precisou ser carregada.

Continua depois da publicidade

Retorno à Seleção

Ao depender do tipo e gravidade da lesão, o tratamento para lesões no menisco pode ser cirúrgico ou conservador, segunda a literatura médica. Em caso de cirurgia, o tempo de recuperação varia conforme o procedimento adotado.

Em geral, a meniscectomia, quando há remoção parcial do menisco, tem um tempo de recuperação mais curto, entre 45 e 90 dias. Porém, em casos em que é possível realizar a sutura, o período de recuperação pode se estender por até seis meses.

No caso de Ana Cristina, ainda será realizada uma avaliação médica para definir o grau da lesão e procedimentos necessários.

Ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei é morto a tiros

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A jogadora também relembrou uma lesão semelhante, sofrida em 2023. Ela machucou o menisco do joelho esquerdo na época e precisou passar por cirurgia, ficando afastada da equipe por quatro meses.

Continua depois da publicidade

— Já passei por isso antes, sei que será difícil; mas, qual atleta não passou por isto? Pouquíssimos! Se reerguer nem sempre é fácil; mas, é única opção! Estou confiante, e sei que Deus tem o melhor pra mim — encerrou.

A Seleção Brasileira feminina retorna à quadra no dia 24 de julho, quinta-feira, às 15h, para enfrentar a Alemanha pelas quartas de final da VNL feminina 2025.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão