O troféu mais cobiçado do futebol mundial desembarca no Brasil a partir desta segunda-feira (23). Promovido pela Coca-Cola, o tour da taça da Copa do Mundo passará por três capitais brasileiras antes de seguir viagem para a decisão do Mundial, que ocorrerá em 19 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jérsei.

Continua depois da publicidade

Como estão as obras no estádio que será palco da cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2026

A jornada em solo brasileiro começa por São Paulo, com exposição no Museu do Futebol, no Pacaembu. Na terça-feira (24), o troféu segue para o Rio de Janeiro, onde ficará exposto no Forte de Copacabana. O tour nacional se encerra na quarta-feira (25), em Brasília. Ao todo, o símbolo máximo da FIFA visitará 30 países, somando 75 paradas ao redor do globo.

Além do Brasil, a taça percorrerá outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Colômbia e México, antes de retornar aos Estados Unidos.

Fabricada em ouro maciço de 18 quilates e pesando 6,175 quilos, a atual taça é utilizada desde 1974, após o Brasil conquistar a posse definitiva da Jules Rimet em 1970. Um detalhe técnico que chama a atenção são as duas faixas verdes em sua base, feitas de malaquita, um mineral que confere o contraste característico ao troféu.