A última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro acontece neste fim de semana. Nove, dos dez jogos, serão disputados no domingo, às 16h (horário de Brasília). Apenas Mirassol x Flamengo será neste sábado, às 18h30. Mas por que a CBF abriu essa exceção na rodada final da competição?
Continua depois da publicidade
O Flamengo já é campeão brasileiro, com 78 pontos. Portanto, não pode ser mais alcançado por ninguém na tabela de classificação. Enquanto isso, o Mirassol se consolidou na quarta colocação, com 66 pontos, quatro a menos em relação ao Cruzeiro e cinco à frente do Fluminense. Fica, assim, consolidado com a vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026.
Ou seja, nenhum resultado no confronto entre Mirassol e Flamengo interfere na ordem da tabela de classificação. Nem para ambos, nem para outros times. Por isso, não há a necessidade de jogar juntamente com os outros.
Além disso, a delegação do Flamengo embarcou neste sábado rumo a Doha, no Catar, para a disputa do Intercontinental, após o título da Libertadores da América 2025. O time que vai a campo contra o Mirassol é totalmente formado por atletas com pouco uso e sub-20, sob o comando de Bruno Pivetti.
Por que todos os demais jogos são simultâneos?
Desde a implementação dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, em 2003, a CBF realiza a última rodada da competição com todos os jogos no mesmo dia e horário. A regra vale para evitar que um equipe entre em campo sabendo do resultado de um adversário direto por vaga em Libertadores, Sul-Americana, ou mesmo na luta contra o rebaixamento e a briga pelo título.
Continua depois da publicidade
A ideia é dar igualdade de condições e fazer com que todos os times atuem com seriedade seus jogos, favorecendo o fair play. Mas, há exceções, como em Mirassol x Flamengo, quando o jogo não impacta nesses critérios. Além de não interferir no resultado da competição, mudar de dia e horário favorece aspectos como a logística de transmissão, além de segurança e outros critérios técnicos.
