Vasco x Fluminense fazem na noite desta quinta-feira (11) a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil 2025 entre ambos. A bola rola às 20h no Maracanã, no Rio de Janeiro, palco considerado neutro.

Continua depois da publicidade

Mesmo com estádio em condições de receber a partida, o Vasco não jogará em São Januário como mandante nesta noite. O local é a casa do cruz-maltino na Série A do Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e na própria Copa do Brasil, onde mandou o jogo de ida pelas quartas de final contra outro rival carioca, o Botafogo.

Diferentemente das partidas contra o Flamengo, nas quais o BEPE, batalhão especial da Polícia Militar do Rio especializado em jogos de futebol, veta o estádio por questões de segurança envolvendo a rixa entre torcedores, este não é o motivo de Vasco x Fluminense ser transferido para o Maracanã.

A partida no principal palco do futebol brasileiro acontece por conta de um acordo entre as diretorias dos dois clubes. Esse entendimento envolve, além da realização dos jogos entre os dois times no Maracanã, a divisão das torcidas meio a maio. Ou seja, a mesma quantidade de ingressos será comercializada para os dois lados. Isso vale também para o jogo da volta, no dia 14, desta vez sob mando do Tricolor.

Isso possibilita mais receita para os dois clubes, além de garantir uma festa maior por parte de vascaínos e tricolores. O Vasco é o único dos grandes clubes do Rio de Janeiro com estádio próprio. O Botafogo tem concessão do Milton Santos e Flamengo e Fluminense dividem a gestão do Maracanã, no mesmo formato.

Continua depois da publicidade