As secretarias de Defesa Civil e Geologia entregaram, na tarde de segunda-feira, a proposta de implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) para o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops). O objetivo é de que o Ceops analise e emita parecer técnico do projeto, antes de ser encaminhado para licitação.
Continua depois da publicidade
O Alertablu será responsável por monitorar as condições meteorológicas e emitir alertas à população em casos de deslizamentos, enxurradas, vendavais e chuva de granizo. Atualmente, o sistema prevê somente as cheias do Rio Itajaí-Açu. O parecer técnico do Ceops servirá para adicionar a experiências dos técnicos da Furb de acordo com as necessidades do município.
Os dados captados pelo radar meteorológico, que será instalado pelo Projeto de Contenção de Cheias do Governo do Estado, e pelas 25 estações pluviométricas _ previstas no projeto Alertablu _ serão enviados a uma central de operações, preparada para receber, armazenar e processar as informações, além de orientar a tomada de decisões. Com o sistema, será possível prever a ocorrência de fenômenos metereológicos com até três dias de antecedência.
Para o gerenciamento das atividades, será aberta licitação para contratar uma empresa terceirizada. A equipe, composta por 10 profissionais, irá fazer o monitoramento durante 24 horas, nos sete dias da semana. O contrato será válido por 48 meses, sendo que os primeiros oito meses serão para implantação do sistema.
Continua depois da publicidade
A compra dos equipamentos, a manutenção e a atualização tecnológica são de responsabilidade da empresa contratada, mas ao final do contrato, a rede telemétrica deverá ser doada para a prefeitura. Estima-se que o investimento seja de R$ 3,5 milhões.