O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, ofendeu nessa terça-feira (23) a jornalista Renata Mendonça, da Rede Globo, em transmissão ao vivo apresentando as finanças do time.
Continua depois da publicidade
— Tem lá a nariguda da Globo que fica falando mal da gente e tudo mais, do futebol, que não estimula (o futebol feminino). Dá vontade de falar: ‘filha, convence a sua empresa a botar R$ 10 milhões por ano, R$20 milhões por ano em direitos de transmissão que aí a coisa fica melhor — disse BAP, presidente do Flamengo, em live transmitida pela TV do clube.
Acho que o BAP pegou pesado ao chamar a coleguinha de Nariguda da Globo.
— Renan Miranda Lucas (@renanmirandaluc) December 24, 2025
Vai dar ruim e ele tá cagando pra isso kkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/qH6wc0Rhjf
Recentemente, a jornalista Renata Mendonça criticou a diferença de estruturas e investimento do futebol masculino e feminino. Em vídeo publicado por ela em conjunto com o portal Dibradoras, foram reveladas as condições precárias enfrentadas pelas jogadoras.
É possível observar que há pisos quebrados e lodo no vestiário, e a única identificação é um papel A4. Outra parte do vídeo mostrou a pia do vestiário que, quando ligada, liberou água de cor marrom, com aspecto de barro.
Continua depois da publicidade
O gramado de treinamentos também foi questionado, pois a equipe treina em um campo de 54m x 85m, cerca de 20 metros menor do que as medidas oficiais. As jogadoras também dividem espaço no campo com sacos de lixo.
— Pau que dá em João, tem que bater em Maria também. Somos nós que temos que pagar as contas. Olha quanto que a empresa dela (Globo) paga pelo Brasileiro (apontando para um powerpoint com números). Isso eles não falam. O dinheiro da transmissão fica todo com a Globo. É justo? — questionou BAP.
Repercussão entre jornalistas
Por meio das redes sociais, alguns profissionais repudiaram a fala do presidente do Flamengo e manifestaram solidariedade com a repórter Renata Mendonça.
— Ao se referir à aparência física de uma profissional, o dirigente ultrapassa qualquer limite do debate esportivo e do direito à crítica. Trata-se de um ataque pessoal, que nada tem a ver com o jornalismo e reforça práticas misóginas historicamente usadas para constranger e deslegitimar mulheres — escreveu a narradora Isabelly Morais, em nota conjunta com a imprensa feminina e esportiva de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Entre outras manifestações, o jornalista e comentarista da TV Globo, Eric Faria, também usou as redes sociais para prestar apoio. Além disso, criticou o ataque do presidente do Flamengo.
— Quero deixar o meu apoio a companheira Renata Mendonça. Vítima de um ataque imbecil, mal educado, cafajeste do PRESIDENTE DO FLAMENGO, Luis Eduardo Baptista. Um homem que representa milhões e milhões de torcedores não pode ter um comportamento desses — escreveu.
Veja outras manifestações de jornalistas
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
*Sob supervisão de Marcos Jordão

