A ginástica rítmica de Santa Catarina é um berço de grandes atletas, a prova disso é que o projeto que tem no Instituto Estadual de Educação (IEE), em parceria com a Udesc e a Fundação Municipal de Esportes, em Florianópolis. Foi do projeto coordenado por Maria Helena Kraeski que foi formada Dayane Amaral, que nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, conquistou três medalhas de ouro com a seleção brasileira. Além dela, muitas outras promessas do esporte vão sair do IEE, ainda mais agora que chegaram novos equipamentos.
Continua depois da publicidade
Confira outras notícias sobre esporte
Martini: “Tocha Olímpica vai passar por 20 cidades”
Nesta sexta-feira, foram entregues pelo ministro do Esporte, George Hilton, um tablado, dois tapetes, um espaldar, um plinto e um banco sueco. Todos através de uma parceria entre o ministério e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Continua depois da publicidade
– Nós estamos levando esses equipamentos para todo o país. Isso será um legado da Olimpíada – analisou o ministro.
O projeto está consolidado e levou várias ginastas para a seleção como Luísa Matsuo, que conquistou seis medalhas de ouro em dois Jogos Pan-Americanos no Rio em 2007 e em Guadalajara, no México, em 2011. Hoje, ela trocou de lado e se tornou auxiliar técnica no IEE.
– Fico feliz de passar as minhas experiências. Falo para elas (ginastas) que tem que se dedicar nos treinos e que nada vem de graça – ensina Matsuo, que teve uma carreira de 16 anos.
Continua depois da publicidade
Ela ajuda nos treinos de meninas como Alice Costa, Roberta de Medeiros, Vitória da Silva e Thays Wolff que em 2013 foram campeãs sul-americanas em 2013 com a seleção brasileira infantil.
Exemplos e estímulos não faltam, uma das apresentações ontem mais aplaudidas foi de Letícia Karolina Dutra. Atleta do IEE, ela esteve na seleção entre 2010 e 2012.
– Eu comecei em uma época que agente já tinha um espaço físico, mas sei das dificuldades de antes e Maria Helena nunca desistiu. Agora com esse presente o projeto cresce muito – analisa Letícia.
Continua depois da publicidade
Encontro fala sobre o revezamento da tocha
Antes de ir ao IEE, o ministro esteve no Hotel Majestic onde discutiu com prefeitos, governo e representantes de entidades esportivas o revezamento da tocha olímpica que passará por 20 cidades catarinense.
– Será uma grande festa em todo o Brasil – finalizou George Hilton.

>
Ministro George Hilton com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior. Foto: Diorgenes Pandini