As últimas edições do Ironman Brasil em Florianópolis reservaram dias intensos e muito desafiadores. Não somente pelas distâncias, onde os atletas nadam 3.8km, pedalam 180 km e correm 42.2km, mas também por conta das adversidades do clima na capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Depois da pandemia foram três edições debaixo de muita chuva, frio e vento. E nelas um nome esteve presente no pódio: Reinaldo Colucci. O paulista, hoje com 39 anos, foi vice em 2023, e campeão em 2022 e 2024.
Confira imagens do Ironman Florianópolis em 2024
-Floripa é uma prova muito especial para mim. Foi uma das primeiras provas que eu me destaquei lá atrás quando era bem jovem e estar voltando agora, defendendo o título, é algo que me deixa bastante orgulhoso e a expectativa é das melhores, é tentar defender o título e brigar pela vitória até o final – contou Reinaldo Colucci
O Rei, como é carinhosamente chamado no meio do triatlo, conhece bem os caminhos da prova em Floripa e sabe como chegar forte na disputa. E para este ano ele vai ter ao lado, na largada, alguém muito próximo a quem ele tem passado muitos ensinamentos, o triatleta Olímpico Manoel Messias, que é treinado pelo Rei.
Continua depois da publicidade
-Acredito muito na preparação, porque é uma preparação que o Reinaldo já repete há algum tempo e tem dado certo para ele. Então, basicamente, eu tentei replicar o que ele fazia ali, é, usado essa receita que já deu certo por tanto tempo para me beneficiar – afirmou Messias
Messias esteve nos dois últimos Jogos Olímpicos, Tóquio e Paris, e foi na França que conquistou o resultado mais expressivo do Brasil em Jogos, foi oitavo no revezamento misto. Ele tem na bagagem experiência e um alto nível de preparação. Por isso, mesmo domingo sendo a estreia na distância do Ironman, ele é um dos nomes mais cotados para disputar o título.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
-Não sei se esse fator estreia pesa muito, porque apesar de eu nunca ter feito a distância, eu tenho bastante dias que eu treino que dão 7 horas, então vai ser uma estreia juntando os três, eu acho. Apesar da distância ser diferente, da preparação e os treinos também mudarem um pouco, é tudo triatlo, né?Então, eu em nenhum momento parei de fazer a modalidade que eu fiz a minha vida inteira, que é a modalidade triatlo – falou Messias
E um dos pontos fortes do Manoel Messias é a corrida. Claro que antes dela vem a natação e o ciclismo, onde muita coisa pode acontecer, mas quando o cearense colocar os pés na Avenida dos Búzios, em Jurerê Internacional, a expectativa da torcida vai aumentar.
Continua depois da publicidade
-Eu estimo que eu consiga correr uma maratona entre 2h30, 2h35 no Ironman. E com certeza vou estar mirando isso na prova, eu vou estar pensando nisso, mas eu também é aquilo que eu falei, tenho que saber jogar ali com as cartas que eu vou ter na hora, com a situação que eu vou estar. – afirmou Messias
Falta pouco para a largada da maior prova de triatlo da América Latina e que este ano vai contar com dois mil atletas, sendo 35 triatletas profissionais, de 12 países, 14 no feminino e 21 no masculino. Quem vai levar a edição de 2025 ainda não sabemos, mas temos a certeza de que com a previsão do tempo se confirmando com um dia de sol, tudo tende a para um dia histórico.