A Croácia vive um sonho. A última semana não será esquecida tão facilmente pelos croatas. Os últimos dias se tornaram um dos mais marcantes para um país que viveu muito da sua história na guerra e que recuperou sua independência há 29 anos. Sim, a Croácia é finalista da Copa do Mundo 2018. Apesar de ter pouca expressão no futebol, muita gente está acreditando em um campeão inédito no próximo domingo.

Continua depois da publicidade

Mas você conhece a Croácia? Que país é esse? A Croácia fazia parte da antiga Iugoslávia. Em 1991, sua independência foi conquistada através de um plebiscito. A decisão acabou gerando uma guerra civil entre a população nativa e sérvios, que viviam no território. Depois de um forte movimento separatista, o país se tornou independente.

Cerca de 4,4 milhões de pessoas vive na Croácia. A capital do país é Zagreb, com 690 mil habitantes. A extensão territorial da Croácia é menor que Santa Catarina.

No futebol, os croatas estão impressionando no Mundial da Rússia. A campanha história começou na primeira fase, com o primeiro lugar do grupo, 100% de aproveitamento e uma goleada sobre a bicampeã Argentina.

Na segunda fase, uma campanha mais difícil, mas não impossível para os seus guerreiros. As vitórias nos pênaltis sobre Dinamarca e Rússia resgatou nos croatas um sentimento de paixão e orgulho pela sua seleção. Sentimento que ficou guardado desde a sua primeira participação em Copas, na histórica campanha do Mundial da França 98, que terminou com um terceiro lugar. O curioso é que o time croata, comandado pelo craque Suker, foi derrotado pela própria França, adversária da decisão de 2018.

Continua depois da publicidade

Vinte anos depois, as duas seleções voltam a se enfrentar. A vitória sobre a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo foi na raça e surpreendeu muita gente que não acreditava no futebol do time do Leste europeu.

Mas qual o segredo da Croácia? Além de jogar com raça, o time croata está acostumado a atuar entre os melhores jogadores do mundo. A camisa 10 Modric, por exemplo, joga no Real Madrid, ao lado de Casemiro e Bale. Mandzukic, autor do gol diante da Inglaterra, joga na Juventus e terá como companheiro de ataque ninguém menos que Cristiano Ronaldo.

É apostando na força do grupo que a Croácia entra em campo neste domingo para escrever um novo capítulo em sua história. Não importa qual for o resultado, por tudo que esta seleção já passou e demonstrou, eles podem ser considerados campeões.

Destaques do NSC Total