A técnica Nívia de Lima, que comanda a Chapecoense na Copinha 2026, se tornou a primeira mulher a vencer um jogo como treinadora na história da competição. A vitória foi conquistada contra o Volta Redonda, por 3 a 2.
Continua depois da publicidade
Quem são as últimas revelações da Copinha
Ao ge, Nívia avaliou que a vitória de uma mulher no futebol masculino vai além do símbolo esportivo.
— Vira mensagem de liderança, competência e constância. E tem um detalhe importante: não é inspiração “porque é mulher”; é inspiração porque é mulher e está no comando com entrega, num cenário que ainda tem pouca presença feminina — explicou a profissional de 44 anos.
Aos 44 anos, Nívia está na Chapecoense desde 2012. Ela conta com passagens pelas categorias Sub-12, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Em 2025, chegou à final do Campeonato Catarinense Sub-20 e assumiu o comando da equipe profissional alviverde para a disputa da Copa Santa Catarina.
Antes dela, Nilmara Alves foi a primeira mulher a comandar um time na Copinha, em 2017, ano em que comandou o Manthiqueira. Na oportunidade, o time do Vale do Paraíba obteve três empates e uma derrota.
Continua depois da publicidade
A Chapecoense volta a campo nesta terça-feira, contra o Atlético da Bahia, pela segunda rodada do grupo 1 da Copinha. Quem vencer assume a liderança do grupo e encaminha a classificação à segunda fase.











