A tenista Amanda Anisimova vai disputar a final de simples feminino do Torneio de Wimbledon, um dos mais prestigiados da modalidade, neste sábado (12), contra a polonesa Iga Swiatek.

Continua depois da publicidade

Conheça Amanda Anisimova, finalista de Wimbledon

Amanda Kay Victoria Anisimova é uma tenista estadunidense de 23 anos, nascida em Nova Jersey, EUA. Atualmente, ela ocupa a 12ª posição do ranking mundial do WTA.

Filha de imigrantes russos, Amanda começou a jogar tênis muito jovem, aos cinco anos. Como júnior, se destacou quando foi classificada como a número 2 do mundo em sua categoria em 2016, além de ter conquistado títulos importante como o simples feminino do US Open de 2017. Aos 14 anos, ela se tornou a primeira finalista americana no simples feminino do Aberto da França.

Ela já alcançou marcas importantes em eventos de Grand Slam, mas nunca venceu um título. Em 2022, ela alcançou suas primeiras quartas de final em Wimbledon. No Australian Open de 2019, ela derrotou Aryna Sabalenka, e chegou à quarta rodada. No mesmo ano, ela foi a mais jovem semifinalista do Roland Garros em mais de uma década.

Continua depois da publicidade

Em 2023, a atleta fez uma pausa na carreira para focar na saúde mental e lidar com o luto do pai que faleceu em 2019. A parada, em 2023, veio quando a americana estava no top 50.

Quando voltou, no início de 2024, Anisimova não estava nem entre as 400 do mundo. Na última temporada, conseguiu se recuperar e conquistou o vice-campeonato de simples do WTA 1000 de Toronto para voltar ao top 100. Neste ano, foi campeã em Doha, e entrou no top 20. Agora, quando sair de Wimbledon, será top no mínimo top 10.