Luis Zubeldía deixou o São Paulo com pouco mais de um ano de trabalho, após 85 jogos. Sua saída deve ser oficializada ainda nesta segunda-feira (16). Com isso, a diretoria do Tricolor já busca um próximo comandante. e o técnico Hernán Crespo tem negociação avançada para voltar ao clube.

Continua depois da publicidade

Segundo informações do ge, o treinador argentino de 44 anos deixa o Tricolor depois da terceira derrota seguida no Brasileirão. O time perdeu para o Vasco, por 3 a 1, na última quinta-feira (12), em casa. Zubeldía já havia avisado à diretoria que queria deixar o clube, mas a saída só foi sacramentada nesta segunda-feira (16).

Confira imagens do São Paulo na derrota para o Vasco

Inicialmente, o clube convenceu o técnico de não deixar o time, pouco depois da 12ª rodada da Série A, ainda no vestiário do Morumbis. Porém, ao entender que não havia como mudar o panorama do Tricolor no momento, Zubeldía manteve sua decisão.

Durante seu comando no time, o argentino conquistou 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas, totalizando 85 jogos desde abril de 2024. O Tricolor ainda chegou às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil do ano passado e à semifinal do Campeonato Paulista de 2025. Já no Campeonato Brasileiro, ficou em sexto lugar.

Além de ir à semifinal do Paulistão, nesta temporada, o São Paulo também está nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Na competição continental, venceu os três jogos como visitante na fase de grupos, um feito até então inédito ao time.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Por outro lado, seu desempenho no Brasileirão foi ruim, sendo o motivo da saída de Luis Zubeldía. Em 12 jogos disputados, o time conquistou 12 pontos e atualmente ocupa a 14ª posição da tabela, com apenas um ponto da zona de rebaixamento.

A quantidade de desfalques por lesões, com sete jogadores no departamento médico, foi uma das razões que a diretoria acreditou impactar no trabalho de Zubeldía. A ideia era que, na volta da parada para a Copa do Mundo de Clubes, em julho, mais atletas estariam à disposição e o desempenho do time melhoraria.

Porém, a ala mais crítica dos dirigentes alegava nos bastidores que o São Paulo não teve grandes apresentações nesta temporada, mesmo com a maioria dos jogadores à disposição, inclusive com Oscar e Lucas. Isso diminuía a expectativa para o retorno de atletas lesionados no segundo semestre.

Quem é o favorito para substituir o técnico Luis Zubeldía no São Paul

O Tricolor enfrenta uma crise financeira e não se vê em condições de fazer investimentos muito além do que tem com Luis Zubeldía. Os planos não incluem a contratação de um treinador empregado, devido a necessidade de arcar com uma multa rescisória.

Continua depois da publicidade

Com o futuro incerto no Fortaleza, o treinador Juan Pablo Vojvoda também não está nos planos do time. Em outros momentos ele foi opção da diretoria, mas agora não está sendo avaliado para substituir Luis Zubeldía.

Hérnan Crespo é o principal alvo do São Paulo no momento. O técnico já foi campeão paulista pelo clube em 2021 e é visto como uma opção viável por seu trabalho feito no Morumbis e por estar livre no mercado. Pelo clube, foram 53 jogos, 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas.

Em sua primeira passagem pelo time, Crespo deixou o clube justamente pelo mau início no Brasileirão daquele ano, quando a primeira vitória aconteceu apenas na décima rodada. Além da competição, a equipe foi eliminada da Libertadores pelo Palmeiras e da Copa do Brasil para o Fortaleza.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão