Desde 1981 o Flamengo não ficava tão perto de ser campeão mundial novamente. O Rubro-Negro empatou com o PSG por 1 a 1 no tempo normal, segurou a igualdade na prorrogação e foi para os pênaltis contra o campeão europeu. E foi neste momento que o goleiro russo Safonov segurou o time brasileiro e deu aos franceses o título da Copa Intercontinental.

Continua depois da publicidade

Matvei Safonov é o goleiro reserva do PSG nesta temporada e atuou apenas quatro vezes pelos parisienses, incluindo a partida desta quarta. Mas ele nunca mais será esquecido na galeria dos grandes feitos do Parque dos Príncipes. Na disputa de pênaltis contra o Flamengo ele defendeu três cobranças rubro-negras e garantiu o primeiro mundial ao seu clube.

O goleiro russo de 26 anos foi o escolhido por Luis Enrique para a titularidade na noite de Doha no lugar de Lucas Chevalier, o dono da posição. Safonov chegou ao Paris Saint-Germain em julho, antes mesmo de Chevalier, após se destacar no Krasnodar, clube do seu país que o revelou em 2017.

Nesta temporada, Chevalier atuou como titular 20 vezes pelo PSG, mas sofreu uma lesão no tornozelo e Safonov jogou como titular diante do Rennes, Athletic Bilbao e Metz. Já contra o Metz, Chevalier estava à disposição, assim como contra o Flamengo, mas por opção do treinador, o russo mostrou ser capaz de defender uma das camisas mais pesadas do mundo atualmente.

Continua depois da publicidade