Você já ouviu falar em Viktor Gyökeres? Sensação sueca, o atacante do Sporting, de Portugal, se mostra imparável e desponta como o maior artilheiro do futebol mundial no ano, à frente de astros como Haaland e Mbappé. No último fim de semana, ele anotou duas vezes na vitória da Suécia por 3 a 0 sobre a Estônia pela segunda rodada da Liga das Nações. 

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Clique aqui para ver a tabela do Brasileirão Série A

Foi o terceiro gol de Gyökeres na competição. No jogo anterior, havia marcado uma vez no triunfo por 3 a 1 sobre o Azerbaijão – ainda fez assistência para os outros dois. Na temporada atual (2024/25), já soma 10 bolas na rede e duas assistências em 10 partidas.

Continua depois da publicidade

Mas afinal, por que vale falar tanto nele? E quem é Viktor Gyökeres?

Nascido em Estocolmo, capital na Suécia, Gyökeres completou 26 anos em junho. Trata-se de um centroavante de força e estatura (1m87), mas que também tem velocidade e drible fácil. Por essas características, tem sido chamado por alguns veículos de imprensa como o “novo Ibrahimovic”, mas com menos habilidade do veterano. 

Foi oficializado pelo Sporting em 13 de julho de 2023 por 20 milhões de euros – a contratação mais cara da história do clube português –, após se destacar pelo Coventry City na Championship (equivalente à segunda divisão do Inglês). 

A resposta da contratação foi imediata. Se tornou o craque e um dos principais responsáveis pelo Sporting ter retomado a hegemonia do Português, no qual foi o artilheiro na última temporada (29 gols) e também é o maior marcador na atual (sete vezes).

Por tudo isso, se tornou o xodó da torcida local. É quem tem o nome estampado com maior frequência nas lojas esportivas nos uniformes do Sporting (embora nenhum jogador seja comparado a Cristiano Ronaldo em marketing e adoração em território luso). 

Continua depois da publicidade

Gyökeres já soma 36 bolas na rede no ano e é sério candidato a encerrar a temporada como maior marcador (CR7 foi quem conseguiu o feito em 2023).

Os maiores artilheiros do ano: 

  • 36 gols – Gyökeres (Sporting)
  • 32 gols – Wu Lei (Shanghai Port, da China)
  • 31 gols – Cauteruccio (Sporting Cristal, do Peru)
  • 30 gols – Pedro (Flamengo) 
  • 30 gols – Haaland (Manchester City)

Mas claro, tantos gols fazem com que ele seja especulado em outros clubes. O Real Madrid já se mostrou interessado no jogador, mas a multa rescisória de 100 milhões de euros esbarra a saída do atacante, 

Se ainda não ouviu falar em Gyökeres, é bem provável que se torne cada vez mais comum. Afinal, ele não para de fazer gols.

Continua depois da publicidade

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa

Destaques do NSC Total