A Fifa confirmou nesta terça-feira (25), os potes que vão compor o sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. O evento onde os grupos do Mundial serão conhecidos será no dia 5 de dezembro. Mas, mesmo antes dele ocorrer já é possível cravar os possíveis adversários do Brasil no torneio.

Continua depois da publicidade

Entre as definições da Fifa estão os cabeças de chave de cada um dos 12 grupos: Estados Unidos, México e Canadá (países-sede), além das nove seleções mais bem colocadas no ranking mundial: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. De cara, já sabemos que o Brasil não enfrentará nenhuma dessas equipes na fase de grupos.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Outra regra definida pela Fifa é de não haver mais de uma seleção da mesma confederação dentro da chave, exceto as europeias, que poderão ter uma ou duas seleções. Ou seja, o Brasil não jogará com Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai na primeira fase. Se a Bolívia se classificar na repescagem, ela também não estará no grupo de nenhuma dessas seleções.

Veja os potes definidos pela Fifa para o sorteio da Copa do Mundo de 2026

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul;
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.

Continua depois da publicidade

A Fifa definiu que o México será cabeça de chave do Grupo A, Canadá do Grupo B, e Estados Unidos do Grupo D. Espanha, Argentina, França e Inglaterra, as quatro primeiras do ranking mundial, serão alocadas de forma que se vencerem seus grupos não se enfrentem antes das semifinais.

Os classificados das repescagens estarão no pote 4 e serão organizados no sorteio para respeitar as regras de equipes de mesmo continente na mesma chave.

Quem o Brasil pode enfrentar na primeira fase da Copa do Mundo

O Brasil está no pote 1 e terá um adversário do por 2, outro do pote 3 e mais um do 4. Vamos às possibilidades:

  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul;
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1.

Continua depois da publicidade

Por exemplo, poderemos ter um grupo com Brasil, Croácia, Noruega e uma seleção mais fraca do pote 4, que não seria europeia nem da Repescagem Internacional 2, onde está a Bolívia.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias