Rebeca Andrade será uma das responsáveis por carregar a bandeira olímpica na abertura das Olimpíadas de Inverno 2026. Maior vencedora de medalhas olímpicas da história do Brasil, a ginasta estará presente durante a cerimônia desta sexta-feira (6), no Estádio San Siro, em Milão.

Continua depois da publicidade

A atleta de 26 anos integra um grupo seleto de oito convidados, definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização do evento, para carregar o símbolo olímpico durante a solenidade. Segundo o COI, os escolhidos para conduzi-lo representam trajetórias marcadas por compromisso social, superação e inclusão.

— É uma honra e um orgulho enorme receber este convite do COI para fazer parte do desfile de abertura dos Jogos de Inverno. É um privilégio participar deste movimento, estar ao lado de atletas do mundo todo, carregar a bandeira olímpica, representar o Brasil mais uma vez em um momento tão especial para todos os atletas e amantes do esporte — disse Rebeca,

A ginasta já subiu seis vezes ao pódio em Olimpíadas, conquistando dois ouros, três pratas e um bronze.

Relembre os pódios de Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica da história do Brasil

Participarão também o japonês Tadatoshi Akiba, ex-prefeito de Hiroshima; a artista nigeriana Maryam Bukar Hassan; o escritor e ativista italiano Nicolò Govoni; o também italiano Filippo Grandi, vice-presidente da Fundação Olímpica para Refugiados; o queniano Eliud Kipchoge, pentacampeão olímpico no atletismo; Cindy Ngamba, primeira atleta da equipe de refugiados a conquistar uma medalha olímpica; e o atleta de Tonga Pita Taufatofua.

Continua depois da publicidade

O pavilhão olímpico, reconhecido pelos cinco aros, simboliza a união entre povos e culturas por meio do esporte.

Outro desfile com a bandeira olímpica ocorrerá em Cortina D’Ampezzo, uma das sedes das Olimpíadas. Nessa apresentação, o símbolo será conduzido pelos italianos Franco Nones, campeão do esqui cross-country, e Martina Valcepina, multimedalhista da patinação de velocidade.

O Brasil levará a maior delegação da história às Olimpíadas de Inverno, com 14 atletas confirmados, além de um reserva da equipe de bobsled. Os brasileiros partem em busca da primeira medalha olímpica do país em provas disputadas na neve ou no gelo.

Onde assistir a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno?

A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (6) e tem início previsto para as 16h (horário de Brasília). A transmissão ao vivo e com imagens será na TV Globo, sportv e ge tv.

Continua depois da publicidade

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 acontecem entre os dias 4 e 22 de fevereiro.

*Sob a supervisão de Marcos Jordão