Há exatos 25 anos, em 11 de junho de 2000, Gustavo Kuerten, o Guga, conquistava seu segundo título de Roland Garros, em Paris. A vitória sobre o sueco Magnus Norman consolidou o catarinense como um dos maiores nomes do tênis mundial e levou o nome de Florianópolis ao topo do esporte internacional.

Continua depois da publicidade

A conquista de 2000 foi o segundo título de Roland Garros de Guga, que já havia vencido o torneio em 1997. No ano seguinte, em 2001, ele voltaria a ser campeão em Paris, totalizando três títulos do Grand Slam francês em sua carreira, todos no saibro.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

João Fonseca e Bia Haddad: Tenistas brasileiros sobem no ranking mundial

Confira a grande final do Roland Garros 2000

Continua depois da publicidade

Guga chegou à decisão daquele ano como o quinto cabeça de chave. A campanha teve vitórias importantes contra nomes como Michael Chang, Yevgeny Kafelnikov e Juan Carlos Ferrero, antes da final contra Norman. A decisão foi marcada por grande equilíbrio, com Guga vencendo por 3 sets a 1 e fechando o último set em um tie-break de 8 a 6.

A trajetória até o título foi uma das mais difíceis da carreira de Kuerten. Ele precisou disputar dois jogos de cinco sets consecutivos, nas quartas de final contra Kafelnikov e na semifinal contra Ferrero, antes da partida decisiva.

Confira fotos de Guga na grande decisão de Roland Garros 2000

Além de vencer Roland Garros, a temporada de 2000 marcou também a chegada de Guga ao topo do ranking da ATP. No fim daquele ano, ele venceu o ATP Finals e terminou como número 1 do mundo, feito inédito para um tenista sul-americano até então.

Continua depois da publicidade

Gustavo Kuerten nasceu em 1976, virou profissional em 1995 e venceu 28 títulos na carreira — sendo 20 individuais e 8 em duplas. Foi tricampeão de Roland Garros, venceu o ATP Finals de 2000 e ficou por 43 semanas como número 1 do mundo. É membro do Hall da Fama do Tênis e é considerado o maior tenista brasileiro da história.