O cargo de técnico da seleção brasileira segue em aberto e pode ser ocupado por um estrangeiro. Carlo Ancelotti, atual comandante do Real Madrid, é o nome preferido do presidente de Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, mas ainda está indefinido.

Continua depois da publicidade

Veja na galeria quem são os cotados para assumir o comando da seleção brasileira

Caso realmente venha um técnico de outra nacionalidade, não será a primeira vez. Ao longo dos mais de 110 anos da seleção brasileira, 34 treinadores tiveram a oportunidade de comandar o maior campeão da Copa do Mundo.

Relembre os técnicos estrangeiros na história da seleção brasileira

Segundo informações do ge, neste período, três técnicos estrangeiros comandaram a seleção brasileira, sendo um argentino, um uruguaio e um português.

Continua depois da publicidade

Ramón Platero

O uruguaio Ramón Platero foi o primeiro técnico estrangeiro na história da seleção brasileira. Na época, ele treinava o Vasco e foi convidado para dirigir o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 1925, na Argentina, que é a atual Copa América.

Na ocasião, comandou a equipe em quatro jogos ao longo de 19 dias. O primeiro confronto terminou com uma vitória por 5 a 2 contra o Paraguai, mas perdeu para a Argentina por 4 a 1. Em seguida, venceu os paraguaios por 3 a 1 e empatou o jogo do returno com os argentinos por 2 a 2.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Joreca

Jorge Gomes de Lima, o Joreca, é o único técnico europeu da seleção brasileira. O português chegou ainda jovem no Brasil e a sua primeira experiência como treinador foi em 1943 pelo São Paulo.

A oportunidade de treinar o Brasil aconteceu ao lado de Flávio Costa, multicampeão pelo Flamengo e Vasco. Um representava o Rio de Janeiro e o outro São Paulo. A dupla comandou a seleção Canarinho em dois amistosos contra o Uruguai e terminaram com goleadas por 6 a 1 e 4 a 0.

Continua depois da publicidade

Filpo Nuñez

O argentino foi o treinador no histórico jogo que o Palmeiras representou o Brasil no amistoso contra o Uruguai na inauguração do estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O jogo comemorativo terminou com vitória brasileira por 3 a 0. De acordo com o ge, por conta disso, o argentino é tratado como interino nas estatísticas, mas treinou a seleção brasileira por um dia.