A Lotus 98T dirigida por Ayrton Senna em 1986 vai a leilão em março deste ano, e a expectativa é que o valor passe de R$ 60 milhões. O piloto brasileiro venceu duas corridas da Fórmula 1 com esse carro icônico.

Continua depois da publicidade

O leilão será realizado pela Sotheby’s, empresa especializada conhecida por organizar a venda de peças da Fórmula 1.

Pilotando a Lotus 98T, o brasileiro foi campeão dos GPs de Detroit e da Espanha de 1986. Na mesma temporada, ele marcou ao total 55 pontos, além de ter conquistado oito pódios e oito poles em 16 etapas.

O Lotus 98T foi desenhado pelo engenheiro francês Gérard Ducarouge, com a combinação de cores entre o preto e o dourado da patrocinadora master da Lotus. O carro pesa 540 kg e chega a mais de 1000 cv de potência.

Carreira de Ayrton Senna

Ayrton Senna começou correndo de kart aos quatro anos. Com 21 anos foi para a Europa, onde começou a ganhar campeonatos. Iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 1984. Foi correndo pela escuderia McLaren que fez história. Além disso, fez dupla com o francês Alain Prost, seu grande rival.

Continua depois da publicidade

O piloto é detentor de alguns recordes na modalidade até hoje. É o último tricampeão mundial brasileiro, ganhando o título em 1988, 1990 e 1991. A última vitória de Senna pela McLaren também foi a última da sua carreira, no GP de Adelaide, na Austrália. Quando morreu, estava na Williams.