Ronaldo Fenômeno oficializou nesta sexta-feira a venda de sua participação majoritária no Real Valladolid, encerrando quase sete anos à frente do clube espanhol. O ex-atacante negociou suas ações com um grupo de investimento dos Estados Unidos, que conta com respaldo financeiro de um fundo europeu. A conclusão do negócio depende da aprovação do Conselho Superior de Esportes da Espanha.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Durante sua gestão, Ronaldo enfrentou grandes desafios: o Valladolid sofreu três rebaixamentos, apesar de ter conseguido dois acessos à elite do futebol espanhol. O Fenômeno adquiriu o clube em 2018 por 30 milhões de euros, mas não conseguiu consolidá-lo na Primeira Divisão, tampouco realizar a ampliação da cidade esportiva, um dos principais objetivos de seu mandato.
Segundo a imprensa espanhola, a operação foi fechada por cerca de 50 milhões de euros (em torno de R$ 322 milhões) e o fundo Ignite, com investidores do México, Estados Unidos e Espanha, será o novo dono. O grupo tem ligação com Gabriel Solares, ex-presidente do Querétaro, embora não haja vínculo com o Grupo Pachuca, proprietário do Real Oviedo.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Continua depois da publicidade
Em comunicado, o Valladolid agradeceu aos torcedores, imprensa e parceiros pelo apoio ao longo do processo de transição, informando que detalhes sobre a nova fase do clube serão divulgados nos próximos dias. A saída de Ronaldo ocorre em meio a uma nova tentativa de reestruturação, após mais um rebaixamento para a Segunda Divisão.