nsc
    an

    Flores

    Saiba como manter um jardim florido e bem cuidado no outono e no inverno

    Técnica em floricultura e jardinagem em Joinville dá dicas do que plantar e como cuidar das plantas

    08/05/2013 - 03h01

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Quem quer ter um jardim bonito o ano inteiro deve mesclar flores
    Quem quer ter um jardim bonito o ano inteiro deve mesclar flores
    (Foto: )

    O outono está aí, e a palavra de ordem no jardim é uma só: manutenção. Depois de sofrer com os dias quentes de verão, as plantas precisam receber cuidados especiais para se renovar, enfrentar os dias mais frios que o inverno reserva e poder, novamente, florescer na primavera.

    É tempo de plantar novas mudas, fazer limpeza, podas de formação, controlar as ervas-daninhas, retirar as folhas velhas e corrigir o pH do solo.

    De acordo com Denise Kampmann, técnica em floricultura e jardinagem em Joinville, muitas espécies não florescem nesta época, porém, suas folhagens se mantêm verdes e bonitas se forem bem cuidadas.

    Mas engana-se quem acha que flores não suportam as temperaturas mais baixas. Há espécies resistentes, que florescem justamente nesta época e garantem um jardim colorido no outono e no inverno, como a boca-de-leão, o amor-perfeito, o beijo rajado e as azaleias.

    Um dos principais cuidados que se deve ter é com a rega, já que o frio reduz a necessidade de água. As plantas devem ser hidratadas sempre pela manhã, isso em qualquer estação, mas, principalmente, nos meses mais frios.

    - A planta não vai absorver a água durante a noite e qualquer umidade em excesso que fique nas raízes pode causar pragas e doenças -, explica Denise.

    Outra dica importante é não podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada.

    Quem quer ter um jardim bonito o ano inteiro deve mesclar flores.

    - O ideal é misturar plantas perenes - que podem viver mais de dois ciclos sazonais sem que as suas folhas caiam - e plantas da estação. Assim, o jardim fica sempre verde e com flores -, sugere.

    O que plantar:

    Boca-de-leão

    Cravina

    Sálvia

    Amor-perfeito

    Begônia

    Beijo-rajado

    Beijo-americano

    Beijo-americano-dobrado

    Jacatirão-anão

    Lavandas

    Azaleia

    Ipomeia (trepadeira)

    Senna macranthera (aleluia)

    Bauhinia (pata de vaca)

    Frutíferas em geral

    Roseiras

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas