nsc

publicidade

Atenção mamães!

Saiba o que fazer quando o bebê engasgar com o leite materno

Médica Anete Azambuja dá dicas de amamentação que previnem situações de risco

29/04/2014 - 20h28 - Atualizada em: 30/04/2014 - 07h09

Compartilhe

Por Redação NSC

Nesta segunda-feira, uma criança de apenas 16 dias se afogou com o leite materno em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. Em desespero, a mãe ligou para o 190 e recebeu orientações de dois policiais militares que salvaram a vida do bebê. Mais do que conhecer os procedimentos é importante prevenir.

A reportagem de A Notícia conversou com a clínica geral Anete Azambuja, que atua no Hospital Municipal São José e no Samu de Joinville, para dar dicas importantes às mamães de primeira viagem.

Qual é a melhor posição para amamentar?

Anete Azambuja - Ela precisa estar num ambiente tranquilo, porque o barulho, muitas vezes, agita a criança e ela passa a sugar com mais velocidade. Então a mãe tem que estar num lugar tranquilo, amamentar sentada e segurar a criança de forma verticalizada. Durante a amamentação, o bebê nunca deve ficar na posição horizontal, o corpo dele deve estar levemente inclinado. O bebê também deve mamar nos dois seios, a começar pelo mais cheio.

O que a mamãe deve fazer após a amamentação?

Anete Azambuja - Após a amamentação o bebê deve ser posicionado no sentido vertical, contra o peito da mãe e com a cabeça no ombro. Tem que esperar de 20 a 40 minutos, pois pode acontecer de ele regurgitar. Ao deitar o bebê no carrinho ou na cama, tem que lateralizar (colocar a criança deitada de lado) e elevar a cabecinha. Ainda assim, a mãe deve continuar observando o bebê, principalmente nos primeiros dias.

E se o bebê se engasgar ou afogar com o leite, o que fazer?

Anete Azambuja - Precisa fazer a desobstrução das vias aéreas. Para isso, ela deve estender o braço, deitar a criança em cima do braço dela com a cabeça para baixo (de bruços) e fazer uma pressão na região dorsal (costas) em direção a cabecinha ou leves palmadinhas. Também com uma gaze ou com o dedo ela pode limpar a cavidade oral. Ela vai parar de fazer isso quando a criança começar a chorar, voltar a respirar e ficar rosada novamente. Lembrando que os movimentos são leves e delicados.

Deixe seu comentário:

publicidade