nsc
nsc

Área verde de lazer

São José terá o primeiro jardim botânico de Santa Catarina

Município da Grande Florianópolis está entre as 25 cidades brasileiras que tem um espaço para pesquisa e preservação do patrimônio florestal

12/08/2015 - 13h57 - Atualizada em: 04/07/2017 - 11h42

Compartilhe

Por Redação NSC
Espaço está localizado no bairro Potecas
Espaço está localizado no bairro Potecas
(Foto: )

A Prefeitura de São José vai inaugurar o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB). A solenidade acontece nesta sexta-feira, 14, às 12 horas, no próprio endereço da área de lazer - Loteamento Residencial Jardim Botânico, no bairro Potecas. Voltado para educação ambiental, o equipamento é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis

Com 160 mil m² de mata atlântica preservada, o Jardim Botânico tem uma área central onde abriga: a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies. A iniciativa privada foi a responsável pela construção do espaço, que, junto com a área, foi doado ao Município.

Agora, São José está entre as 25 cidades brasileiras que podem utilizar este equipamento oficial para pesquisar, recuperar e proteger o patrimônio florestal.

- A área do Jardim Botânico foi entregue em abril pela empresa e desde então começamos um trabalho incansável para credenciá-lo à Rede Brasileira de Jardins Botânicos e adequá-lo as normas internacionais e resoluções do Conama - recorda a prefeita Adeliana Dal Pont. De acordo com ela, a competência do Jardim Botânico será da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Toda a estrutura da Guarda Municipal Ambiental e da Fundação será transferida para o local que, em breve, poderá ser aberto definitivamente ao público externo para visitação.

- Quando pensamos no meio ambiente, devemos considerar esta ação positiva reflete em toda a região, no Estado e no país - assinalou o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Moacir da Silva.

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi criado foi implantado em Recife, no período da dominação holandesa (1630 -1654) e reunia espécimes da flora coletadas durante as expedições ao sertão nordestino. Em 1808, Dom João VI implanta o jardim de aclimatação do Rio de Janeiro, que vem a ser o atual Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, referência internacional.

O Jardim Botânico de São José foi inaugurado em 14 de agosto de 2015, conta com 16 hectares de Mata Atlântica, no bairro Potecas. O espaço nasceu de uma Parceria Público Privada entre a empresa J.A. Urbanismo e a prefeitura de São José.

Serviço

O quê - Inauguração do Jardim Botânico Municipal de São José (JBMSJ)

Quando - Sexta-feira (14), às 12 horas

Onde - Loteamento Residencial Jardim Botânico (Rua Acelino Pereira, Quadra 22 _ Potecas)

Colunistas