Santa Catarina agora possui a Rota do Big Surf, um roteiro turístico que busca incentivar a prática do surfe de ondas grandes. Além disso, o objetivo é de valorizar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região envolvendo a prática do esporte
Continua depois da publicidade
Rota do Big Surf em SC
A iniciativa foi oficializada pelo governador Jorginho Mello, com a sanção da lei e contempla os municípios de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba.
— As ondas grandes, que nosso Litoral Sul possui, agora passam a fazer parte de um projeto estruturado, que vai movimentar a economia, gerar emprego, valorizar as comunidades locais e fortalecer o nome do nosso estado — afirmou o governador.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Devido sua localização estratégica entre as cidades, Tubarão integrará a rota como hub de apoio. O município auxiliará especialmente na oferta de infraestrutura urbana e de serviços essenciais como saúde, hospedagem, comércio e lazer.
Continua depois da publicidade
Segundo a Lei de autoria do ex-deputado Estener Soratto e publicada, na terça-feira (4), no Diário Oficial do Governo do Estado, a rota será gerida por um comitê. Os representantes são a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), as prefeituras das cidades envolvidas, o Movimento Big Waves Brasil, a sociedade civil, associações de surfe, entidades do turismo e do comércio.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
— Nosso estado tem o surfe enraizado na cultura e agora passa também a desenvolver esta modalidade em âmbito mundial, que é o surfe de ondas grandes. É uma iniciativa que traz a possibilidade de esses municípios receberem importantes competições nacionais e internacionais — destacou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Campeonato Brasileiro do Surfe de Ondas Grandes
Além da Rota do Big Surf, o Campeonato Brasileiro do Surfe de Ondas Grandes (CBSurf Big Wave) também coloca Santa Catarina na rota mundial das ondas gigantes. O evento é uma parceria entre a Fesporte, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big Waves Brasil (BWB), e a Prefeitura de Laguna.
A janela da competição foi lançada na última quarta-feira (5) e vai até o dia 26 de fevereiro de 2026 para ocorrer, de acordo com as melhores condições do mar. O CBSurf Big Wave será realizado a Praia do Cardoso, em Laguna.
Continua depois da publicidade
Leia também
Brasil conquista feito histórico na Copa do Mundo Feminina Sub-17
Príncipe William mostra habilidades no esporte em visita ao Brasil
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão

