Em quinto lugar no Brasileirão após a 12ª rodada da competição, o Barueri está surpreendendo neste ano. A equipe garantiu vaga na Série A ao terminar a Série B no ano passado em quarto lugar. Com um orçamento mensal aproximadamente 10 vezes menor que de clubes como Grêmio e Inter, o segredo da boa fase do clube, de acordo com o presidente em exercício, Marcos Antônio Monteiro de Almeida, é o trabalho administrativo.

Continua depois da publicidade

– O segredo é exatamente esse: tratar o futebol como negócio, com pessoas capacitadas para isso – destacou o dirigente em entrevista por telefone ao clicEsportes.

Marcos Antônio diz que é difícil falar de um trabalho do qual ele faz parte, mas afirma que o profissionalismo administrativo reflete dentro de campo. Por isso os bons resultados estão aparecendo.

– É difícil falar do trabalho elaborado por nós. Mas somos profissionais e fazemos um trabalho administrativo muito bom, que reflete dentro de campo.

Como o Barueri não dispõe de um orçamento como o de clubes grandes do futebol brasileiro, o grupo é formado por jogadores de custo não muito alto. Cerca de 80% do time desta temporada veio de equipes da Segunda Divisão. O que faz com que o sucesso apareça, de acordo com o presidente, é a vontade que eles têm de vencer.

Continua depois da publicidade

– Temos uma política de trazer jogadores com salários que o clube suporta. Eles têm vontade de vencer, almejam melhores contratos, esse é o nosso perfil. (…) Cada jogo é uma decisão, cada jogo é um prato de comida – disse.

Além disso, Marcos Antônio ressalta que o grupo do Barueri é nivelado, com opções de reposição.

– Contra o Náutico estávamos sem cinco titulares. Entraram outros cinco e deram conta do recado. O plantel é nivelado – avaliou.

Um dos pontos fortes do time é o ataque. Pedrão deixou o Barueri e foi para o Al Shabab, dos Emirados Árabes. Ele era o goleador da equipe. Em seu lugar entrou Val Baiano que, na última rodada do Brasileirão, contra o Náutico, marcou quatro gols na goleada por 4 a 0.

– Chegamos a ter sete atacantes em uma temporada. A essência do futebol é a bola na rede, para isso tem que se ter bons jogadores nessa posição – comentou o presidente.

Continua depois da publicidade

A boa fase, no entanto, não empolga Marcos Antônio. Ele prefere manter os pés no chão e diz que o objetivo do Barueri é permanecer na Série A.

– O objetivo é permanecer na Série A, logicamente com bom trabalho e resultados, e isso estamos conseguindo. Quem sabe uma Sul-Americana ou então uma beliscada na Libertadores. O campeonato está no começo ainda, temos que manter os pés no chão – finalizou.

Confira os resultados do Barueri até a 12ª rodada:

Sport 1×1 Barueri

Barueri 0x0 Fluminense

Corinthians 2×1 Barueri

Barueri 2×2 Palmeiras

Goiás 2×2 Barueri

Barueri 3×1 Avaí

Cruzeiro 2×4 Barueri

Barueri 4×2 Atlético-MG

Santo André 1×1 Barueri

Barueri 3×1 Coritiba

Santos 3×3 Barueri

Barueri 4×0 Náutico