A paratleta Suzana Nahirnei, de 29 anos, fez história nesta quinta-feira (11) e tornou-se a primeira blumenauense a garantir vaga em uma Paralimpíada. Com o desempenho deste ano, em que tem o terceiro melhor índice no mundo no arremesso de peso, Suzana foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o Time Brasil em Paris-2024.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Suzana tem má-formação congênita no braço esquerdo e pratica o atletismo há 12 anos. Em 2022, representou a Seleção Brasileira e, de lá para cá, virou figurinha carimbada entre as principais atletas do país na categoria. Em 2023, chegou a disputar o Campeonato Mundial de Para-Atletismo, conquistando a 6ª posição. Nos últimos meses, porém, bateu o recorde brasileiro e consolidou o desempenho até ser convocada para os Jogos.
— Já estou preparada agora para treinar mais e mais, me fortalecer e buscar a sonhada medalha. Tem tudo para que eu chegue em Paris no meu melhor momento do ano — relata Suzana à reportagem.
A para-atleta conta que a não convocação para o Mundial de Para-Atletismo do Japão, neste ano, foi um baque. Manter a mente fria foi fundamental para buscar os índices necessários para fazer história:
Continua depois da publicidade
— Tinha dias que nem eu mesma acreditava em mim. Mas o psicológico foi fundamental, ajudou muito para que eu mantivesse o foco tivesse persistência para chegar onde cheguei.
Para Suzana, a classificação para as Paralimpíadas de Paris-2024 representa uma nova fase para o paradesporto blumenauense:
— Sei que estou abrindo portas. Muitos vieram comigo assistir à convocação, torceram por mim, e quero muito que eles sejam os meus companheiros para o ciclo de Los Angeles-2024 — revela.
Os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, vale lembrar, ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro.
Leia também
Blumenau vive “invasão chinesa” e número de carros elétricos dispara em 2024; veja fotos
Disputa pelos maiores arranha-céus de Balneário Camboriú ganha um concorrente de peso