Comandante do Avaí na conquista do 19º título do Campeonato Catarinense, o técnico Enderson Moreira deixou o futuro na Ressacada em aberto. O contrato do treinador se encerrou com o fim do estadual, e ainda não há uma definição sobre a permanência para a sequência da temporada. Em entrevista ao Debate Diário, da CBN Floripa, Enderson deixou a entender que ainda não decidiu se fica no clube.
Continua depois da publicidade
— Eu não tenho um pensamento individualista, penso que se o Enderson não estiver aqui, vai tirar a pressão do jogo contra o Novorizontino (estreia do Avaí na Série B). Meu pensamento é mais no coletivo. Tenho muito orgulho das conquistas que tive e da minha carreira. Acredito piamente no nosso grupo. Mas eu penso que talvez um novo treinador possa dar o oxigênio que essa equipe precisa para buscar um caminho. É uma decisão muito pessoal. Tenho um carinho enorme pelo Avaí e o que eu menos quero é atrapalhar — destacou.
Enderson tem algumas conquistas na carreira como treinador – entre eles, três títulos da Série B do Campeonato Brasileiro – e aumenta a coleção com a taça do Catarinense, comandando o Avaí. As críticas recebidas foram um dos motivos apontados pelo treinador para as insatisfações. O técnico do Leão também destacou que as conquistas são frutos de muito trabalho.
— O fato de ter essas conquistas todas não são frutos de mágica. Trabalhamos com um grupo enorme, e nada é fácil, nada é por acaso. Essas conquistas foram trabalhadas de uma forma muito árdua, e eu mais perdi do que ganhei. É uma coisa natural do esporte. Então não existe mágica, eu não posso chegar aqui e falar que nós vamos ganhar. Você pode pegar o melhor treinador do mundo e colocar no meu lugar, que não dá pra garantir que vai ser o melhor time da competição. Do outro lado (dos adversários) tem trabalho duro da mesma forma — reforçou Enderson.
Continua depois da publicidade
Campeão Catarinense
O técnico Enderson Moreira fez questão de valorizar a conquista do Campeonato Catarinense, que revelou ter sido uma ambição pessoal. O treinador afirmou que a competição é uma das mais equilibradas do país e que o caminho do Avaí até o título foi marcado por superação.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Eu fico muito feliz. Sempre valorizei muito o Campeonato Catarinense. Nós temos equipes que já ganharam 50 estaduais, e aqui nós somos os maiores vencedores e temos 19. Isso diz que o campeonato é extremamente competitivo, equilibrado. Algumas equipes estavam muito mais prontas do que nós — frisou.
Elogios ao presidente
Ainda falando sobre a possibilidade de renovação, Enderson Moreira fez questão de elogiar o trabalho do presidente do Avaí, Júlio Heerdt. O treinador acredita que a diretoria está realizando um processo de estruturação que vai dar condições para o clube encarar os desafios do futuro, e que os resultados esportivos desses investimentos estão começando a aparecer com a conquista do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade

— Quero fazer uma menção honrosa ao nosso presidente, que também é uma pessoa muito criticada pelos resultados esportivos, e eu entendo. Mas não se faz um time de futebol sem estruturar o clube financeiramente. O Avaí tinha um histórico terrível em termos de pagamento, dificuldades, atrasos, e o presidente Júlio junto com a diretoria tem cumprido de uma maneira muito rigorosa e muito saudável, o que nos dá tranquilidade — declarou o treinador.
Enderson Moreira chegou ao Avaí durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, com a expectativa de conduzir o time na briga pelo acesso, que não se concretizou. Até aqui, comandou o Leão em 34 jogos, com 13 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. E agora com o título estadual no currículo.







