nsc
    nsc

    Óticas Carol apresenta

    Tecnologias para lentes de óculos proporcionam maior conforto e praticidade

    Óculos para computadores, lentes polarizadas, proteção antirreflexo e tecnologia fotossensível são alternativas mesmo para quem não precisa usar óculos de grau

    17/03/2020 - 15h38

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    óticas carol
    (Foto: )

    Que a constante exposição dos olhos às telas de tablets, smartphones, televisores e computadores é prejudicial para a nossa saúde ocular não é mais novidade, mas a tecnologia também é usada para auxiliar no desenvolvimento de lentes mais confortáveis para os nossos olhos. Atualmente, já existem lentes com alternativas inovadoras, como os óculos para computadores, por exemplo, que protegem nossos olhos da luz azul nociva, proveniente das telas que utilizamos constantemente no nosso dia-a-dia. Além disso, há tecnologias como a proteção antirreflexo, as lentes polarizadas, o tratamento antirrisco e o uso da tecnologia fotossensível.

    Na hora de escolher as lentes dos óculos é preciso observar algumas características para a melhor adaptação e conforto do usuário. Um erro comum entre as pessoas que vão comprar óculos novos é se preocupar mais com as armações do que com os materiais e tecnologias que são utilizados nas lentes. Porém, as lentes são o aspecto mais importante de um óculos. São elas que serão responsáveis pela qualidade do campo de visão e até mesmo pela diminuição da progressão do grau, se existente, por exemplo.

    Óculos para computadores

    Cansaço nos olhos, sensibilidade à luz, insônia e dores de cabeça podem ser sintomas associados à exposição dos nossos olhos à luz azul violeta, nociva para nosso organismo. Essa luz, proveniente das telas de tablets, televisores, celulares e computadores inibe a produção do hormônio melatonina, que é responsável por regular o nosso sono, por exemplo. Por isso, levar o celular e o computador para a cama pode não ser uma boa opção.

    Os óculos para computadores possuem lentes que protegem os olhos da exposição da luz azul nociva, as chamadas lentes Blue Light, que podem melhorar a qualidade de sono, proporcionar conforto maior para leitura, diminuir dores de cabeça e até mesmo evitar doenças como catarata ou degeneração macular. Essas lentes podem ser utilizadas por quem já utiliza óculos de grau ou apenas para quem quer se proteger da exposição constante dos olhos aos aparelhos eletrônicos.

    Tecnologia fotossensível

    A exposição à radiação ultravioleta (UV) nociva do sol ao longo da vida tem sido associada a problemas oculares relacionados à idade, incluindo catarata e degeneração macular. Atualmente, algumas lentes contam com tecnologia fotossensível, que faz com que elas escureçam automaticamente em resposta aos raios UV do sol e à luz azul-violeta nociva e, em seguida, retornem à claridade em ambientes fechados. As lentes fotossensíveis estão disponíveis em praticamente todos os materiais e modelos de lentes e podem ser utilizadas por qualquer pessoa.

    Lentes polarizadas

    As lentes polarizadas são outra opção que pode ser utilizada por qualquer pessoa. Afinal, quem nunca sentiu aquele incômodo quando olhou para a superfície de um carro refletindo na rua ou da água ao sair da piscina? Pois é, essas lentes foram desenvolvidas justamente para diminuir esse desconforto causado pela luminosidade e proteger nossos olhos contra raios UVB e UVA. Elas atuam como “persianas” para nossos olhos e são muito úteis para dirigir, por exemplo.

    Lentes antirreflexo

    Esse tipo de lente é indicado principalmente para quem passa parte do dia em locais de maior iluminação ou muitas horas em frente ao computador ou celular e para pessoas que precisam de graus elevados — miopia e hipermetropia. Além disso, o uso dessa tecnologia também tornam as lentes quase invisíveis, proporcionando um melhor contato visual entre o usuário dos óculos e as outras pessoas.

    Tecnologias antiembaçante e antiengordurante

    Há também as tecnologias antiembaçante e antiengordurante, que dispensam a limpeza recorrente dos óculos. Nesse caso, o uso de uma flanela é suficiente para eliminar praticamente toda a sujeira acumulada. A tecnologia antiembaçante é indicada para pessoas que costumam ficar em ambientes com variação de temperatura, que podem causar condensação nas lentes. Já o tratamento antiengordurante é feito por meio da inserção de uma película escorregadia nas lentes, que reduz o acúmulo de sujeira. Ambas as opções são práticas e higiênicas para o dia-a-dia dos usuários.

    A Óticas Carol acompanha as tendências e disponibiliza tecnologias de ponta e atualizadas. Conheça uma das 20 lojas da Óticas Carol na Grande Florianópolis e encontre a melhor opção para a sua rotina.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas