O tenista amador Jordan Smith, de 29 anos, venceu na quarta-feira (14) o torneio de exibição “1 Point Slam”, que antecede o Australian Open. Na ocasião, ele eliminou o número 2 do mundo, Jannik Sinner, e faturou um prêmio em dinheiro.
Continua depois da publicidade
Campanha do tenista amador no 1 Point Slam
Ao todo foram 48 competidores, entre profissionais, do topo dos rankings da ATP e da WTA, amadores e ex-atletas. As partidas são disputadas em ponto único e o sacador é decidido no tradicional “pedra, papel, tesoura”.
Smith se classificou ao torneio por ser campeão do torneio de New South Wales, da Austrália. Após conquistar o caneco do Million Dollar 1 Point Slam, o tenista levou para casa 1 milhão de dólares australianos, cerca de R$ 3,5 milhões.
João Fonseca conhece adversário de estreia no Australian Open 2026
Pelas regras, os profissionais têm apenas um saque contra dois dos amadores e foi assim que Smith superou Sinner. O número dois do mundo acabou falhando na hora de sacar e foi eliminado. Na mesma rodada, o número 1 do mundo Carlos Alcaraz jogou uma bola na rede e foi eliminado pela grega Maria Sakkari, ex-top 3 e atual 52ª.
Continua depois da publicidade
The world number two beaten by a local amateur! 👏
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 14, 2026
Jordan Smith's upset is what the 1 Point slam can provide, driven by @kiaaustralia pic.twitter.com/g7PHNf3G4G
Antes disso, na estreia, o tenista amador derrotou a brasileira Laura Pigossi (200º). Em seguida, venceu a americana Amanda Anisimova (3º) e o espanhol Pedro Martinez (71º).
No confronto final, Smith superou Joanna Garland (117º), de Taiwnan, na Arena Rod Laver, quadra principal do Australian Open, diante de 14.800 pessoas.
Veja o jogo da vitória
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão

