nsc
    nsc

    Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação

    Terapia Intensiva de Reabilitação para crianças com deficiência: Conheça abordagens em tratamentos neuropediátricos

    Clínica de referência é parte da Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação, em Palhoça

    20/11/2020 - 15h44

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Terapia Intensiva de Reabilitação
    (Foto: )

    O tratamento pediátrico de fisioterapia está em constante atualização, modernizando cada vez mais a Terapia Intensiva. Com uma série de técnicas, ferramentas e conceitos, o Centro Catarinense de Reabilitação Neurofuncional (CCRN) é uma das cinco unidades da Rede Silvana Vasconcelos.

    O CCRN é especializado em Treinamento Neuromotor Intensivo e, em Santa Catarina, é referência em atendimento de crianças com distúrbios neurológicos e possui como diferencial o Tratamento Intensivo, que utiliza técnicas e protocolos distintos para cada caso, respeitando a tolerância do paciente.

    Os tratamentos são realizados de segunda a sexta, com duração de duas a quatro horas por dia. A duração e intensidade do tratamento são determinadas pela equipe de Reabilitação do CCRN levando em consideração a necessidade de cada paciente. O Centro é integrado por Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo.

    A Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação, desenvolve o seu trabalho com ferramentas modernas e preza pelo treinamento e reciclagem de seus terapeutas para, cada vez mais, oferecer o melhor trabalho e técnicas para a reabilitação das crianças.

    — É importante ter em mente que, apesar de oferecermos tratamento diário, a Terapia Intensiva não quer dizer que seja exaustiva, e não sobrecarrega a criança com cargas excessivas de treino. Tratamento Intensivo de reabilitação significa que a criança recebera diariamente a atenção e estímulos que necessita para se desenvolver e para manter sua qualidade e dignidade de vida. A base da Terapia Intensiva é que o estímulo diário utiliza a neuroplasticidade para reforçar o aprendizado adquirido. — afirma Silvana Vasconcelos, responsável pela clínica.

    Entre as ferramentas que são utilizadas na Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação, o PediaSuit e o Treini tem se destacado como abordagens terapêuticas para tratamento de crianças com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, Síndromes, Autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas.

    Essas abordagens utilizam roupas ou exoesqueletos que promovem estabilização e correção dinâmica nas mais variadas posturas para produzido aprendizado motor, alinhamento e fortalecimento. Favorecem o alinhamento biomecânico do corpo, modulando o tônus muscular, movimentos involuntários e melhorando o equilíbrio.

    — O Macacão PediaSuit ou o Exoesqueleto Treini podem ser utilizados por crianças em diversas atividades e exercícios. Esses tratamentos contam também com a “gaiola”, que é uma estrutura que permite que o paciente realize e mantenha posturas mais altas, realize fortalecimento muscular e se movimente em diversos ângulos e eixos — Silvana Vasconcelos

    Esses métodos e abordagens, tem como base programas de exercícios específicos e intensivos. São métodos que estimulam o crescimento e desenvolvimento motor trabalhando padrões de movimentos alinhados e funcionais.

    Conheça outras Terapias e abordagens adotadas na Terapia Intensiva no CCRN

    Bobath

    O Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas, tendo como base a compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.

    O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais próximos do normal, facilitados. O Método Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.

    A facilitação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo a uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente.

    Integração Sensorial

    A integração sensorial, é uma técnica de tratamento utilizada com crianças e adultos que apresentam disfunções sensoriais que interfiram no desempenho das atividades da vida diária, escolar, no convívio social e em questões emocionais desencadeadas por alterações sensoriais. É indicada para crianças e adultos com disfunções sensoriais, paralisia cerebral, síndromes, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, autismo, TDAH, entre outros.

    Esse é um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente. As capacidades de processamento sensorial são usadas para a interação social, o desenvolvimento de habilidades motoras e para a atenção e concentração.

    Estimulação Elétrica Transcraniana – tDCS/Neuromodulação - A estimulação transcraniana

    Esta é uma técnica neurofisiológica não invasiva, segura e de fácil aplicação. Os efeitos dessa técnica dependem, além de outros fatores, do posicionamento e tamanho dos eletrodos, da intensidade da corrente, da duração da estimulação e do número total de sessões. A neuromodulação possui a capacidade de modular a excitabilidade cortical, podendo ser utilizada para influenciar o desempenho de diferentes funções cerebrais. Possui um vasto campo de aplicabilidade, podendo ser utilizado na melhorara da aprendizagem motora.

    RTA - Reequilíbrio Toracoabdominal

    É um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória. Essa reorganização, no repouso e durante as atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular ventilatório, melhora a ventilação e otimiza as atividades funcionais.

    Saiba mais sobre a Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação

    A Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação, especializada em Treinamento Neuromotor Intensivo, nasceu do sonho da Fisioterapeuta Silvana Vasconcelos e seu esposo Edilson Vasconcelos. Após um período de 7 anos vivendo fora do Brasil, e conhecendo uma nova modalidade terapêutica nos Estados Unidos, Silvana realizou Mestrado em Fisioterapia e tornou-se Instrutora Internacional do Protocolo PediaSuit, ministrando treinamentos, cursos e palestras sobre este Protocolo, Órteses e Avaliação pela Gross Motor Function Measure em vários estados do Brasil, e em países da América do Norte e América Latina.

    De volta ao Brasil, o sonho ganhou forma, endereço e se tornou uma realidade. Pouco a pouco, vencendo dia a dia, a Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação hoje é referência em Tratamento Intensivo no Brasil. E como os sonhos sempre se multiplicam, as clínicas de Palmas (Tocantins), Palhoça (Santa Catarina), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco) foram criadas e, junto à Goiânia tem alcançado seu objetivo, que é levar o que há de melhor para a reabilitação de crianças com deficiência física e intelectual.

    Em Santa Catarina, o sonho iniciou em 2017, em Florianópolis. Foram 3 anos de uma linda caminhada, expectativas alcançadas, equipe formada e novos objetivos traçados. Em 2020 a clínica mudou-se para a Palhoça, em um ambiente confortável, oferecendo sempre as melhores terapias, a unidade dispõe de PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Treini, Estimulação Elétrica Transcraniana – tDCS/Neuromodulação, RTA, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

    - A equipe da Rede Silvana Vasconcelos de Reabilitação está sempre se aperfeiçoando e aprimorando seus conhecimentos para que, de forma amorosa, carinhosa, respeitosa e profissional, as crianças possam ter o melhor atendimento possível. Ambiente humanizado e onde todos, profissionais e familiares, compõem uma família e estão em busca de um objetivo comum: a melhor qualidade de vida e independência para as crianças, pois diagnóstico não é destino! - finaliza Silvana.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas