nsc
    nsc

    Agricultura urbana

    Terrenos públicos e unidades de saúde recebem hortas comunitárias em Florianópolis

    01/09/2016 - 13h50 - Atualizada em: 01/09/2016 - 14h07

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Mutirão ocorreu no Itacorubi no último dia 20
    Mutirão ocorreu no Itacorubi no último dia 20
    (Foto: )

    A ideia de instalar hortas urbanas comunitárias, uma tendência em diversos países, está se multiplicando por Florianópolis. Alguns terrenos são cedidos pela Prefeitura, outros emprestados por particulares, e mesmo sem muito espaço, a comunidade está dando um jeito de cultivar algumas sementes, a exemplo do que vem acontecendo em unidades de saúde.

    Leia também:

    Tendência no mundo todo, hortas comunitárias estimulam cooperação entre vizinhos em Florianópolis

    Entre julho e agosto aconteceram mutirões nas unidades da Prainha, Saco dos Limões, Itacorubi, Agronômica. Nesses locais, comunidade se une a médicos, enfermeiros e agentes de saúde para plantar ervas medicinais que são distribuídas gratuitamente aos pacientes.

    A fórmula funciona a exemplo do que acontece com força desde 2014 no Centro de Saúde da Lagoa, onde os pacientes têm à disposição na recepção um vaso cheio de ervas, folhas e frutas que tem o poder de curar e prevenir doenças, tudo plantado no quintal e em vasos da unidade.

    Giulia colocou as mãos na terra
    Giulia colocou as mãos na terra
    (Foto: )

    Mutirão para horta modelo no futuro Jardim Botânico do Itacorubi

    No dia 20 de agosto, foi a vez do Itacorubi receber o mutirão. A pequena Giulia Bagnati Giacomet, de quatro anos, estava motivada para ajudar. Queria buscar pedaços de madeira e os entregava para sua mãe, a administradora Alícia, 39, que também trabalhava como voluntária na criação da horta comunitária no futuro Jardim Botânico de Florianópolis.

    Além delas, cerca de 150 pessoas colocaram, literalmente, as mãos e os pés na terra para dar vida ao espaço dedicado à alimentação saudável. Esta foi a primeira vez que Giulia teve contato com a terra, assim como o primo, Caetano de Oliveira, de cinco anos. Para Alícia, participar do mutirão, além de estimular o convívio social com os demais moradores do bairro – eles moram no Santa Mônica – também garante aos pequenos conhecer de onde a saladinha que eles comem vem.

    — Acredito que é importante para a criança se conscientizar sobre alimentação saudável, fazendo parte de todo o processo, desde o plantio — avaliou.

    Esta foi a primeira horta comunitária produzida pelo modelo sintrópico em Florianópolis, que utiliza fontes da natureza, e mistura nos canteiros mudas de hortaliças e árvores. Foram cerca de 5 mil mudas plantadas numa área de 180 metros quadrados. A ideia é plantar, a cada três canteiros, mudas de árvores como laranjeiras, goiabeiras, e até caqui, para dar sombra natural às hortaliças, como salsinha, couve, alface, rúcula.

    As madeiras — de árvores do próprio Jardim Botânico que estavam condenadas — que a Giulia estava carregando, ditas anteriormente, foram colocadas entre cada canteiro da horta. Elas também servirão para criar matérias orgânicas e dar mais vida à terra. O material da compostagem, feito com orgânico descartado nos lixos, foi colocado em cima da terra para evitar o nascimento de mato e ajudar a manter a temperatura do solo. A expectativa é de que as primeiras mudas comecem a ganhar forma em 45 dias.

    Conceitos

    Agricultura Sintrópica: elaborada pelo agricultor suíço Ernst Götsch, a técnica segue princípios que viabilizam integrar a produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural de florestas. No modelo para hortas urbanas, o objetivo é aproveitar ao máximo os recursos naturais como solo, água e sol, por meio do consórcio de plantas.

    Permacultura: sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

    Leia também:
    Tendência no mundo todo, hortas comunitárias estimulam cooperação entre vizinhos em Florianópolis

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas