O Coritiba, time que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro 2026, anunciou, nesta segunda-feira (15), a entrada de um grupo estrangeiro como novo sócio investidor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Segundo comunicado divulgado pelo clube, o movimento faz parte de uma decisão que “visa a fortalecer o projeto esportivo e institucional”.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do Couto Pereira, estádio do Coritiba
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A corporação em questão é o Grupo Independiente (IDV), conhecido pelo Independiente del Valle, principal clube da instituição e que disputará a Libertadores do próximo ano. A parceria com o Coxa será focada na contribuição de conhecimento, metodologia e experiência do IDV, que passa a ser um acionista minoritário da SAF. As informações são do ge.
O grupo atua em um modelo de conglomerado de clubes, parecido com o Grupo City e Grupo Eagle (responsável pelo Botafogo). O IDV também controla o Numancia, da terceira divisão da Espanha, e é sócio majoritário do Atlético Huila, da segunda divisão colombiana.
Os empresários Michel Deller, considerado um dos homens mais ricos do Equador, e Franklin Tello são os gestores do Grupo Independiente, por meio da Sociedad Farley S.A..
Continua depois da publicidade
SAF do Coritiba
O Coritiba já tem a SAF administrada pela Treecorp Investimentos desde junho de 2023. Na época, a empresa adquiriu a participação por R$ 1,1 bilhão, previsto para ser aplicado ao longo de dez anos. O custo também inclui pagamento de dívidas, reforma do Couto Pereira e a construção de um novo centro de treinamento.
Desde 2025, a OutField passou a ser co-gestora e uma das responsáveis por gerenciar o futebol do Coxa. Ainda há 10% restantes da SAF que seguem com a Associação Coritiba.
Em 2026, o Coritiba disputa o Campeonato Paranaense, a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão








