Com o triunfo deste domingo, Tony Kanaan se tornou o quarto brasileiro a vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Antes dele, conquistaram o troféu Emerson Fittipaldi (1989 e 1993), Gil de Ferran (2003) e Helio Castroneves (2001, 2002 e 2009). Ele, que agora entrou no ciclo restrito de campeões, vibrou por ter deixado a sina que o acompanhava por nunca ter sido primeiro lugar na pista.
Continua depois da publicidade
– Estou sem palavras. Eu fiz isso, e agora tenho que colocar minha cara feia nesse troféu. Nós éramos conhecidos por não ganhar, e agora somos conhecidos por ganhar. Tudo era tão suave. Jimmy (Vasser, chefe da KV Racing) estava calmo. Eu estava calmo. Mas das 11 vezes que eu estive aqui foi exatamente o mesmo, por isso, quando teve a bandeira amarela a seis voltas pro final e eu não estava na frente, eu disse “este pode ser o dia. Hoje pode ser o dia” – afirmou Kanaan.
Último campeão antes de Kanaan e brasileiro com mais triunfos em Indianápolis, Castroneves ficou marcado por sua comemoração na prova. Ele se notabilizou ao se pendurar nas grades do muro para festejar os títulos.
Segundo maior vencedor, Fittipaldi protagonizou um dos duelos mais disputados da prova em 89, quando venceu o americano Al Unser Jr. em duelo que terminou com o adversário no muro. Neste ano, inclusive, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão da categoria. Em 1990, quando voltou a vencer, ele superou o campeão da Fórmula 1 Nigel Mansell. Já Gil de Ferran marcou seu último ano como profissional com o primeiro lugar na mais nobre prova do automobilismo americano.
Continua depois da publicidade