nsc
dc

Cartão-postal

Torre da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, completa 50 anos neste sábado

Ela foi tem 45 metros de altura e foi totalmente construída com blocos de granito rosa

31/05/2013 - 18h26

Compartilhe

Por Redação NSC
Torre da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau
Torre da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau
(Foto: )

Imponente e com a finalidade de nortear e convidar a comunidade a subir a escadaria e entrar na igreja, a torre da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, completa 50 anos neste sábado. A estrutura, que virou cartão-postal da cidade e pode ser vista de diversos ângulos, tem 45 metros de altura e foi totalmente construída com blocos de granito rosa. Inaugurada dia 1º de junho de 1963, dois anos e nove meses após o início da construção, a estrutura foi erguida com o esforço braçal dos operários.

Um deles foi o pedreiro Evandi Giacomossi, que, aos 20 anos, ajudou a carregar blocos de pedra de aproximadamente 150 quilos. Hoje, aos 70 anos, recorda com perfeição o passo a passo da execução da obra e revela que um dos momentos mais marcantes foi a colocação da cruz e dos sinos ao final do serviço:

- Colocávamos os blocos de pedra em carrinhos de mão e seguíamos até o elevador de serviço que içava a pedra. No andaime, o trabalho era mais delicado por causa da altura, já que naquela época não se exigia equipamento de segurança. Com a obra terminada, foram colocados os três sinos e a cruz feita com três blocos de pedra. Foi emocionante ver o término de uma obra histórica.

Entenda como a estrutura da torre foi construída há 50 anos

Para o padre João Bachmann, a torre é um marco religioso e um monumento que não é somente da igreja, mas de Blumenau. Escolhida com mais de 9 mil votos em 2005 para ser o cartão-postal da cidade, a torre também é símbolo da Diocese de Blumenau.

Confira aqui galeria de fotos enviada pelos leitores

Colunistas