O Ironman 70.3 2025 será realizado no domingo (26) com a presença de cerca de 1,8 mil atletas amadores, além de 34 triatletas profissionais. O evento inicia com a prova de natação, na Praia dos Ingleses, e faz parte do calendário mundial da modalidade. Seis vagas para o Mundial 2026, que ocorrerá em Nice, na França, estão em jogo.
Continua depois da publicidade
Os participantes amadores também disputam vagas para o torneio mundial. Ao todo, são 80, um aumento considerável das 30 vagas disponíveis ano passado. Em outros anos, a etapa em Santa Catarina aconteceu no início do ano, mas, em 2025, a data foi alterada para outubro. Os atletas irão percorrer um trajeto de 1,9 quilômetro de natação, 90,1 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida. Ou seja, a prova é metade do trajeto de um Ironman completo. O nome “70.3” é uma referência à distância percorrida pelos participantes, em milhas. 70.3 milhas equivalem à 113 quilômetros.
A prova reunirá atletas conhecidos do triatlo sul-americano. No masculino, os bicampeões Igor Amorelli, que venceu a prova em 2018 e 2019, Reinaldo Colucci, vencedor em 2021 e 2022, e Luciano Taccone, que ganhou em 2023 e 2025, são os favoritos. No feminino, Pâmela Oliveira, tetracampeã brasileira, Djenyfer Arnold, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e venceu nas etapas de Brasília e São Paulo em 2025, e Vittoria Lopes, que também participou das Olimpíadas, estão entre os principais nomes.
— A prova vai ser bem competitiva. Acredito que as cinco primeiras posições serão definidas na corrida — afirmou Igor Amorelli.
Morador de Balneário Camboriú, Amorelli foi o primeiro atleta brasileiro a vencer o Ironman Brasil, em 2014. Ele já venceu sete provas de Ironman 70.3.
Continua depois da publicidade
— Florianópolis é praticamente minha casa, foi onde eu conheci o esporte e competi praticamente todos os anos. É muito especial ter amigos e família por perto — contou Amorelli.
O Ironman 70.3 não tem recordes mundiais estabelecidos, já que percursos variam em distância em diferentes cidades. Ano passado, por exemplo, a prova de Florianópolis não teve a etapa da natação, devido às condições climáticas. O tempo mais rápido da história da prova pertence ao norueguês Kristian Blummenfelt, que, em 2019, completou o percurso em 3h25min21seg. Na mesma prova, disputada no Bahrein, a inglesa Holly Lawrence fez o melhor tempo feminino, com 3h52min51seg. O trajeto bareinita tinha uma etapa de ciclismo 4 km menor do que o usual.
Trajeto dos corredores
A largada do Ironman 70.3 acontece às 06h, na Praia dos Ingleses, para a etapa de natação. Os atletas vão então para o ciclismo. Eles iniciam à beira da praia, vão pela rodovia SC-403 até o Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAN), seguem pela SC-401 em direção ao Centro até chegarem nas proximidades da Escola de Ensino Básico Júlio da Costa Neves, na Costeira do Pirajubaé, em um trajeto que totaliza 45 quilômetros. Os ciclistas voltam para os Ingleses pelo mesmo caminho para a meia-maratona, que ocorre inteiramente no bairro.

A Guarda Municipal informou que alterações de trânsito irão ocorrer nas vias percorridas por atletas. Na Avenida Beira-Mar, sentido Centro-Continente, as vias mais próximas aos canteiros estarão exclusivas para os ciclistas e motoristas devem seguir apenas na direção das pontes ou do sul da ilha. Para acessar o Centro, será necessário ir até à Avenida Gustavo Richard e realizar o retorno pelo túnel Antonieta de Barros. No sentido Centro-Norte, haverá compartilhamento da via entre carros e atletas, com a faixa próxima do canteiro central exclusiva para competidores.
Continua depois da publicidade
Previsão do tempo e espaço para atletas
A previsão do tempo para domingo indica céu nublado, com possibilidade de chuva ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 19°C e 24°C. A previsão também indica que o início da prova ocorrerá com o mar sob influência de vento norte, com condições aptas para a disputa da prova de natação. Caco Raabe, da organização da prova, explicou que os atletas terão serviços de fisioterapia e cuidados médicos no espaço de dispersão, dentro do complexo montado para o Ironman 70.3 Florianópolis.
Confira a programação do Ironman 70.3 Florianópolis
Local: Oceania Park Hotel – Rua do Marisco, 550 – Ingleses
Largada da natação: Praia dos Ingleses (acesso pela Rua das Gaivotas, 312 – Posto de Guarda-Vidas 02)
26 de outubro (domingo – prova)
● 5h–6h30min – Acesso dos atletas à área de transição – Oceania Park
● 6h30min – Largada Elite Masculina – Praia dos Ingleses
● 6h35min – Largada Elite Feminina – Praia dos Ingleses
● 6h45min–7h10min – Largada Amadores/Revezamento (Rolling Start) – Praia dos Ingleses
● 8h–16h – IRONMAN Village – Centro de Convenções – Oceania Park
● 11h – Premiação Top 3 Geral (Masculino e Feminino) – Oceania Park
● 13h–16h – Bike Check-Out / Achados e Perdidos – Transição
● 18h–18h45min – Resultado Oficial / Contestações – Oceania Park Hotel
● 19h – Premiação Top 5 por categoria e TriClubs – Oceania Park Hotel
● 20h – Cerimônia de Rolagem de Vagas para o Mundial 2026 – Oceania Park Hotel
*Programação sujeita a alterações até a divulgação oficial no Congresso Técnico online
Leia também
Confira projeção dos times classificados para a Copa do Brasil 2026
Veja o patrimônio de Cristiano Ronaldo, primeiro jogador de futebol bilionário da história
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão




