O presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez uma declaração que deixou o mundo do futebol preocupado nesta quinta-feira. O republicano ameaçou mudar de cidade sedes da Copa do Mundo de 2026 no país caso haja insegurança.
Continua depois da publicidade
Seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Trump enviou um recado direto para governantes do que ele chamou de “esquerda radical” de locais previstos para receberem jogos do mundial do ano que vem, como San Francisco e Seattle. As duas cidades receberão, cada uma, seis partidas, e têm se posicionado contra as políticas migratórias do governo republicano.
Trump foi questionado nesta quinta-feira (25) por repórteres no Salão Oval da Casa Branca especificamente sobre os jogos as duas cidades.
– Bem, essa é uma pergunta interessante, mas vamos garantir que elas estejam seguras. (Seattle e São Francisco) São governadas por lunáticos radicais de esquerda que não sabem o que estão fazendo – declarou o presidente.
Continua depois da publicidade
Desde que assumiu o governo em 2025, Donald Trump vem aplicando severas medidas de combate à imigração ilegal nos Estados Unidos, com deportações em massa e prisões. Além disso, acionou a Guarda Nacional na capital Washington para conter o que classificou como violência sem controle, atitude questionada por autoridades locais.
Ele garante manter as medidas de segurança também em outras cidades e por meio delas oferecer uma Copa do Mundo segura.
– Se eu achar que não é seguro, vamos tirá-lo daquela cidade. Então, se acharmos que alguma cidade será um pouco perigosa para a Copa, ou para a Olimpíada, você sabe onde eles têm o direito de derrubar a Olimpíada, mas para a Copa do Mundo em particular, como eles estão sediando jogos em tantas cidades, não permitiremos. Vamos tirá-la um pouco de lugar. Mas espero que isso não aconteça – afirmou.
A definição das cidades-sede de uma Copa do Mundo normalmente é feita pela Fifa em conjunto com o Comitê Organizador Local. Entretanto, a relação de Donald Trump com o presidente da Fifa Gianni Infantino é de grande proximidade e o trabalho de ambos tem sido público em torno do Mundial. Além dos Estados Unidos, México e Canadá também receberão jogos em 2026.
Continua depois da publicidade


















