A relação entre Donald Trump e os esportes sempre foi marcada por polêmicas. O presidente dos Estados Unidos tentou, sem sucesso, comprar times da NFL e, depois, investiu na criação de uma liga rival: a USFL. Elon Musk, por sua vez, já demonstrou interesse em entrar no futebol, cogitando a compra de um tradicional time da Premier League.

Continua depois da publicidade

Donald Trump e o esporte

Nos anos de 1980, Donald Trump entrou na United States Football League (USFL), adquirindo o New Jersey Generals. A ideia era usar a liga como trampolim político e também para rivalizar com a NFL.

O atual presidente dos Estados Unidos pressionou para que os jogos fossem realizados no outono, diretamente contra a temporada da NFL, o que gerou desgaste e afastou investidores. A estratégia culminou em um processo contra a principal liga de futebol americano, alegando monopólio. No entanto, o tribunal decidiu em favor da liga principal, e a USFL faliu logo depois.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Dirigentes da UEFA abandonam congresso da Fifa em protesto contra Gianni Infantino

Continua depois da publicidade

Donald Trump (último em pé à direita) em coletiva de imprensa da USFL na Trump Tower, em 1985 (Foto:
Gotfryd Bernard, Wikimedia Commons)

O plano de Trump era forçar uma fusão entre as ligas, ou conseguir uma franquia da NFL, mas nenhuma das duas metas se concretizou. O veredito judicial deu à USFL apenas 1 dólar de indenização simbólica, expondo o fracasso da empreitada. Depois disso, Trump ainda tentou comprar times como o Buffalo Bills, mas foi rejeitado mais de uma vez pelos donos da liga de futebol americano.

Elon Musk e o futebol

Já Elon Musk movimentou rumores sobre o futebol europeu, em 2022, ao tuitar que compraria o Manchester United, algo que mais tarde afirmou ser uma piada. No entanto, em janeiro de 2025, surgiram informações mais sólidas sobre o possível interesse do bilionário no Liverpool, em meio à especulação de venda do clube inglês por parte da Fenway Sports Group (FSG) e com seu pai, Errol Musk, confirmando a informação em entrevista.

O jornalista David Ornstein, do The Athletic, destacou na época que Musk era um dos poucos nomes com capacidade financeira para adquirir um clube como o Liverpool. E que o FSG não estava desesperado para vender, mas estaria aberto a investidores que ajudassem a elevar o patamar financeiro e competitivo da equipe.

Continua depois da publicidade

Embora o poder financeiro de Musk pudesse transformar o clube, os torcedores foram aconselhados a abordar os rumores com cautela. As preocupações giravam em torno do estilo de liderança não convencional de Musk, que tem atraído críticas em sua gestão de outros empreendimentos, como Tesla e X, o que poderia impactar a filosofia e a estabilidade do clube.