Como deve ficar o estádio de São Januário após a reforma (Foto: Vasco, Divulgação)
O Vasco deu mais um passo importante para se aproximar do início da reforma do estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O clube informou, na última quarta-feira (13), a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE).
Continua depois da publicidade
Confira o projeto de reforma de São Januário
1
Obras devem ser concluídas até 2027 (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Arquibancada terá as cores do Cruz-Maltino (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Estrutura externa do São Januário (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Área exclusiva terá piscina (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
As cadeiras brancas formam “Vasco”(Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Muro mostra citação da música Camisas Negras (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
São Januário terá fachada inspirada nas fachadas históricas do estádio (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
A fachada atual não será modificada (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Parede ilustra documento histórico do Vasco (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
Novo gramado do São Januário (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
São Januário atualmente (Foto: Reprodução, Projeto de: Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias)
De acordo com o ge, a criação é um capítulo fundamental da burocracia até o início das obras. Após o início da operação da SPE, o clube estará apto para receber o dinheiro dos investidores através da Transferência de Potencial Construtivo, que é a principal ferramenta do Vasco para levantar dinheiro para a reforma de São Januário.
O que é a Sociedade de Propósito Específico (SPE)
A diretoria do Gigante da Colina será responsável por controlar a SPE, que tem como objetivo exclusivamente gerir a venda do potencial construtivo de São Januário e aplicar os recursos na reforma do histórico estádio. De acordo com o clube, trata-se de uma estrutura jurídica e financeira que vista garantir a transparência, governança e eficiência na execução do projeto.
Agora, é necessária a abertura de uma conta garantia da SPE e a apresentação da documentação necessária à Prefeitura do Rio para obter o Termo de Transferência de Potencial Construtivo, que é o documento que autoriza a comercialização efetiva do potencial no mercado.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o ge, o Vasco tem duas opções de compras do 100% do potencial construtivo para a reforma de São Januário. O objetivo é garantir mais de R$ 500 milhões para a reforma.