Um veículo, que levava torcedores do Criciúma de volta ao Sul de Santa Catarina, foi atacado na BR-101, em São José, na Grande Florianópolis, na noite do último domingo (20), após o jogo contra o Avaí, no estádio da Ressacada, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do fato, não houve feridos.
Continua depois da publicidade
Em um dos vídeos que circula pelas redes sociais, uma pessoa relata que, em determinado momento, um dos carros fechou a frente da van, que aparece em outra gravação com os vidros quebrados.
O Criciúma emitiu uma nota na noite deste domingo, afirmando que repudia o ato e solicitando “a imediata apuração dos fatos pelas autoridades competentes e a identificação e responsabilização dos envolvidos, nos termos da lei. O clube colaborará com as investigações, fornecendo todas as informações de que dispuser e incentivando testemunhas a formalizarem seus relatos”.
O Avaí também se manifestou sobre o assunto e, em nota, disse que “o ataque ao veículo é inadmissível, precisa ser investigado e os responsáveis identificados e punidos.”
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a Central de Emergência da PRF recebeu um telefonema relatando o fato e que torcedores do Avaí, em dois veículos, estariam perseguindo uma van com torcedores do Criciúma. No entanto, o responsável pelo relato não soube comunicar as placas dos veículos.
As equipes de Palhoça e Paulo Lopes foram acionadas. Chegando no local, os agentes localizaram um automóvel batido sobre a via, com airbags estourados e que foi guinchado e encaminhado para um pátio. A Polícia Rodoviária Federal afirma está apurando a possível relação entre o veículo e a perseguição relatada.
Confira a nota divulgada pelo Criciúma na íntegra
O Criciúma Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ataque sofrido na noite deste domingo (19/10) contra uma van que retornava a Criciúma trazendo torcedores do nosso clube, após a partida válida pela 33ª rodada Série B do Campeonato Brasileiro. O veículo foi perseguido e apedrejado, resultando em danos materiais e vidros quebrados. Tentaram, inclusive, interromper a passagem do veículo — uma situação gravíssima que poderia ter culminado em tragédia.
Continua depois da publicidade
O futebol deve ser espaço de convivência pacífica, respeito e celebração. Não aceitaremos qualquer ato de violência dentro ou fora dos estádios. Manifestamos nossa solidariedade aos torcedores envolvidos e colocamo-nos à disposição para prestar o apoio necessário.
Solicitamos a imediata apuração dos fatos pelas autoridades competentes e a identificação e responsabilização dos envolvidos, nos termos da lei. O clube colaborará com as investigações, fornecendo todas as informações de que dispuser e incentivando testemunhas a formalizarem seus relatos.
Reafirmamos nosso compromisso com a paz no futebol e com a segurança de todos que frequentam as praças esportivas. Violência não combina com o esporte.
Veja a nota do Avaí na íntegra
O Avaí Futebol Clube manifesta repúdio aos atos criminosos praticados contra torcedores do Criciúma após a partida de ontem pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Continua depois da publicidade
O ataque ao veículo que transportava essas pessoas é inadmissível, precisa ser investigado e os responsáveis, identificados e punidos.
Os envolvidos nesse lamentável episódio não representam a apaixonada torcida avaiana.
Os milhares de torcedores que estiveram na Ressacada na tarde desse domingo cantaram, vibraram e torceram sem a ocorrência de qualquer episódio de violência. Assim que deve ser a festa do futebol.
Veja também
Ex-jogadores da Seleção Brasileira marcam presença na Oktoberfest em carro da Bundesliga
