A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (27), mudanças para a profissionalização do quadro de arbitragem nacional, que contemplará 72 árbitros, incluindo 20 centrais.

Continua depois da publicidade

De acordo com a entidade, o objetivo é investir cerca de R$ 195 milhões para desenvolvimento e profissionalização dos árbitro no biênio de 2026/27.

Os árbitros serão remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por performance, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, sem a obrigação de exclusividade.

— Trata-se de uma mudança estrutural profunda e necessária, pedida há décadas por todos aqueles que amam nosso esporte. É um movimento que segue as melhores práticas de outras grandes federações do mundo — disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

Dos 72 profissionais escolhidos, 20 são árbitros centrais – 11 deles do quadro da Fifa -, 40 são assistentes – incluindo 20 da Fifa -, e 12, também da Fifa, atuam como árbitros de vídeo (VAR). Ao final de cada ano, eles estarão passíveis a rebaixamento (pelo menos dois de cada função), com a consequente promoção de outros que tenham se destacado na temporada.

Continua depois da publicidade

Veja a lista dos 20 árbitros centrais profissionais da CBF

  • Alex Stefano;
  • Anderson Daronco;
  • Braulio Machado;
  • Bruno Arleu;
  • Davi Lacerda;
  • Edina Batista;
  • Felipe Lima;
  • Flávio Souza;
  • Jonathan Pinheiro;
  • Lucas Casagrande;
  • Lucas Torezin;
  • Matheus Candançan;
  • Paulo Zanovelli;
  • Rafael Klein;
  • Ramon Abatti;
  • Raphael Claus;
  • Rodrigo Pereira;
  • Savio Sampaio;
  • Wagner Magalhães;
  • Wilton Sampaio.